quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O Reino de Deus está no meio de vós (Lc 17,21)

Uma vez mais Jesus se encontra e confronta com os fariseus. Desta feita a questão coloca-se sobre a vinda do Reino de Deus, sobre o momento em que é possível dizer que está ali, presente, a acontecer.
A resposta de Jesus não podia ser mais óbvia, o Reino de Deus estava ali no meio deles, estava a acontecer naquele momento, e um dos sinais desse acontecimento eram os dez leprosos que pouco antes tinham ficado curados. O importante era portanto ver, querer ver o acontecer do Reino de Deus.
Mas porque a realidade do Reino de Deus era uma questão em aberto, não se tratava tanto de um quando nem de um onde, Jesus avisa e prepara os discípulos para essa realidade, para essa necessidade de descobrir o Reino de Deus num acontecer fluido.
A questão fundamental do Reino de Deus é assim uma questão de qualidade de manifestação e presença activa. O Reino de Deus está de facto já entre nós, necessitamos apenas iluminá-lo e manifestá-lo.
Para Jesus a presença do Reino de Deus manifestava-se na sua presença, nesse mistério da Incarnação do Filho de Deus, e portanto quem o visse e se encontrasse com ele nos sinais que desenvolvia encontrava-se com o Reino de Deus, presente, ali e naquele modo.
Para nós o Reino de Deus está também presente, flui na história e na vida de cada um de nós, e por isso apenas necessitamos manifestá-lo, dá-lo a conhecer com a qualidade da nossa vida alicerçada na fé, na esperança e no amor. Cada gesto de compaixão, cada acto de justiça, a busca comum da verdade, manifestam essa presença, iluminam essa realidade presente e actuante com a nossa colaboração.
Peçamos ao Senhor que nos conceda a Sabedoria, que é mais ágil que todo o movimento, que atravessa e penetra tudo devido à sua pureza, para sabermos manifestar e iluminar todas as realidades que traduzem a presença de Deus e do seu Reino entre nós.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Como nos afirma no texto da Meditação que partilha connosco ...”Para nós o Reino de Deus está também presente, flui na história e na vida de cada um de nós, e por isso apenas necessitamos manifestá-lo, dá-lo a conhecer com a qualidade da nossa vida alicerçada na fé, na esperança e no amor. Cada gesto de compaixão, cada acto de justiça, a busca comum da verdade, manifestam essa presença, iluminam essa realidade presente e actuante com a nossa colaboração.” …
    Obrigada, Frei José Carlos, pela partilha desta profunda Meditação, que nos recorda que ...” O Reino de Deus está de facto já entre nós, necessitamos apenas iluminá-lo e manifestá-lo.”…
    Façamos nossas as palavras do Frei José Carlos, e …” Peçamos ao Senhor que nos conceda a Sabedoria, que é mais ágil que todo o movimento, que atravessa e penetra tudo devido à sua pureza, para sabermos manifestar e iluminar todas as realidades que traduzem a presença de Deus e do seu Reino entre nós.”
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    P.S. Permita-me, Frei José Carlos, que partilhe o texto de uma oração.

    VISITE-NOS SENHOR A TUA ALEGRIA

    Visite-nos, Senhor, tua alegria. Seja ela o dom que sustém esta hora da nossa vida.
    Tenha o poder de reedificar o caído, de aclarar a tenda que a noite atribulou, de
    unir aquilo que a tristeza ou o cansaço interromperam. Seja ela o sinal da leveza
    com que nos vês, a carícia que nos estendes no tempo, o assobio que inaugura as
    tréguas. Dá-nos, Senhor, neste dia, a alegria como alento revitalizador. Inscreva ela
    em nós o sabor da vida abundante e multiplicada; perfume cada um dos nossos gestos
    com o outono dos frutos; traga às nossas palavras a luz com que as folhas douram e
    avermelham os caminhos de uma repentina doçura.

    (In, Um Deus Que Dança, Itinerários para a Oração, José Tolentino Mendonça, 2011)

    ResponderEliminar