terça-feira, 21 de maio de 2013

Carta de Agostinho Nunes Martins para frei Tomás sobre as férias

Pelo conjunto de cartas existentes no espólio de frei Tomás Maria Videira percebemos que fazia parte do funcionamento do Seminário Dominicano a manutenção de uma correspondência entre os alunos e o seu Superior durante o tempo de férias.
A carta de Agostinho Nunes Martins do início de Setembro de 1936 é disso mais um exemplo.

Caxarias – Pontes – Norte – 8-9-936
Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor
Padre Videira
Em primeiro lugar tenho a pedir-lhe desculpa de lhe não ter escrito há mais tempo. Não tem sido o esquecimento o motivo da minha demora em escrever mas sim o tempo tomado pelos serviços que meu pai não pode deixar de nos distribuir, mas espero poder em breve voltar a escrever a Vossa Reverência como muito desejo.
Graças a Deus estamos contentes com as férias, que temos passado bem. De manhã vamos à missa à nossa capela e voltamos para casa procurando ajudar nossos pais nos seus serviços.
Com quando as férias nos sejam agradáveis, muito desejo se passem depressa para poder voltar ao nosso Seminário e continuar os meus estudos se Vossa Reverência me der licença e me dispensar a esmola que peço de me aceitar.
O José tinha vontade de escrever a Vossa Reverência mas como não pode agora, escreve-lhe quando eu tornar a escrever.
Termino pedindo se digne abençoar o que é de Vossa Reverência muito humilde servo.
Agostinho Nunes Martins.
 

3 comentários:

  1. Sem palavras. Setenta e sete anos antes, a mesma simplicidade e a mesma humildade que lhe conheci e reconheço.

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Apesar do interesse que Agostinho Nunes Martins manifesta no regresso ao Seminário e na continuação dos estudos, leio com agrado que estão contentes com as férias que usufruem …” De manhã vamos à missa à nossa capela e voltamos para casa procurando ajudar nossos pais nos seus serviços.”… E o irmão José que não tem o dever de manter uma correspondência com o ex-Superior deseja manter esse laço ainda que ocupado pelas tarefas que lhe estão cometidas.
    Grata, Frei José Carlos, pela partilha. Bem-haja. Que o Senhor o abençoe e o proteja.
    Abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar