quarta-feira, 15 de maio de 2013

Carta a solicitar a admissão ao Seminário Dominicano de Agostinho Nunes Martins

Apresentamos a Carta que José Nunes Martins dirigiu ao Padre frei Tomás Maria Videira em Setembro de 1935 a solicitar a admissão do seu irmão Agostinho Nunes Martins, o nosso conhecido irmão mais velho Padre Domingos.
 
 
Caxarias 7-9-935
Meu querido padre
Óptimas e agradáveis férias são estes os sinceros votos que estou continuamente fazendo por vossa Reverência.
Venho mais uma vez participar-lhe que me tenho dado menos mal com esta nossa separação, apesar de sentir já um pouco de saudades da amizade que nos unia; apesar de estar separado de vossa Reverência, ainda me não esqueci do bem que me fez desde que entrei no seminário até à data o que humildemente lhe agradeço do mais íntimo do coração.
Tenho a participar-lhe que fui o mês passado a Fátima o que gostei imenso sobretudo quando Nossa Senhora ia na procissão, ao ver os lenços que de toda a parte branquejavam saudando Nossa Senhora, tornava-se um espectáculo inexplicável.
Gostava de lhe falar mais alguma coisa a respeito de Fátima, mas estou com muita pressa e mesmo preciso de lhe falar de outro assunto.
Há tempo o meu pai encontrando o frei Jordão pediu-lhe se ele podia, falando com vossa Reverência arranjar um lugar aí no Seminário para o meu irmão Agostinho, mas como já estavam contratados com os alunos que haviam de ir para o Seminário, sendo dois deles do olival, ou dali perto; ele deu-nos a resposta que o meu irmão não podia ir; ao falar novamente com o frei Jordão ele disse-nos que os outros dois já tinham resolvido não irem e por isso que fossemos preparando as coisas porque talvez o meu irmão fosse; mas disse-me que não podia dar-me uma resposta exacta sem primeiro escrever a vossa Reverência.
Passado algum tempo encontrei-o outra vez e disse-me que ainda não tinha recebido resposta, mas que ia escrever novamente; de então até esta data ainda não me foi possível falar com ele e certamente ele já foi para a França e eu nada sei, por isso venho pedir a vossa Reverência o favor de me dizer se o poderá admitir no Seminário.
Espero que vossa Reverência não deixará de atender ao meu pedido.
Por agora termino desejando mais uma vez que o meu saudoso Padre esteja desfrutando saborosas férias e que elas lhe sejam portadoras duma saúde inabalável.
Seu aluno muito amigo que nunca o esquece aos pés da Virgem Santíssima.
 
José Nunes Martins    

2 comentários:

  1. Comovi-me com esta carta porque ela é o princípio da história duma pessoa que foi importante para mim.Hoje, tem um significado especial.Ir. Teresa

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    A carta que José Nunes Martins dirigiu ao Padre frei Tomás Maria Videira em Setembro de 1935 a solicitar a admissão do seu irmão Agostinho Nunes Martins que li com interesse fez-me reflectir por várias razões, em particular, pela forma epistolar utilizada, pela determinação de José Nunes Martins e pela questão das vocações ao longo da história, as idades, tudo o que está subjacente à escolha e as causas do sucesso ou não, acreditando que a intervenção do Senhor é determinante. Dirigindo-se a um superior fala com naturalidade da amizade que os une, de uma relação que se criou.
    Grata, Frei José Carlos, pela partilha. Bem-haja. Que o Senhor o ilumine, o guarde e o abençoe.
    Continuação de boa semana.
    Boa noite. Bom descanso.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar