sábado, 18 de maio de 2013

Enxoval de José Nunes Martins no Seminário Dominicano de Mogofores

Entre o espólio da correspondência endereçada por José Nunes Martins ao Padre Frei Tomás Maria Videira encontra-se um rol da roupa que este jovem levou para o Seminário em Mogofores, o chamado enxoval que cada um tinha que levar.
Documento interessante, na medida em que nos revela um pormenor do quotidiano do Seminário, e nos dá conta da possibilidade financeira da família para satisfazer tais necessidades, de certa forma luxuosas para uma família portuguesa da época, 1934.

Roupa de José Nunes Martins, Nº 21

3 Cobertores
4 Lençóis
2 Cobertas
4 Fronhas pequenas
3 Fronhas grandes
4 Toalhas de rosto
5 Camisas
4 Camisolas
5 Pares de ceroulas
10 Lenços
12 Pares de meias
4 Guardanapos
2 Gravatas pretas
7 Colarinhos
1 Par de botas pretas
1 Par de sapatos pretos
1 Par de botas grossas
1 Par de sandálias usadas   
3 Fatos completos
2 Pares de calças além disso
1 Chapéu
1 Boina
3 Escovas = de fato, calçado e dentes
1 Sobretudo
2 Blusas

4 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Li com interesse a lista da roupa de José Nunes Martins que reflecte os usos e a moda da época. Como Frei José Carlos afirma dá-nos informação sobre um pormenor do quotidiano do Seminário e da possibilidade financeira da família para satisfazer tais necessidades à época (1934). Há um detalhe que constato na designação da lista. Em regra, a designação genérica nos colégios internos era e continua a ser de “enxoval” que vai para além da roupa de cama e de banho. Tem alguma razão de ser, Frei José Carlos, a expressão utilizada de “lista de roupa”? Outra questão me ocorre, durante o internato como vestiam nas actividades religiosas?
    Grata pela disponibilidade que tem revelado nas diversas informações que tem partilhado. Bem-haja. Que o Senhor o abençoe e o proteja.
    Bom descanso. Um bom domingo de Pentecostes.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Maria José
      Antes de mais o meu agradecimento pelo interesse e carinho sempre manifestados e pela chamada de atenção para as expressões correctas. De facto, a denominação "lista", não é a mais correcta e distancia-se bastante da habitual e correcta que é como diz enxoval. Corrigirei.
      Quanto à pergunta que me faz sobre a roupa a usar nas actividades religiosas, pelo que sei, não havia nada de especial; cada estudante apresentava-se na capela com a roupa diária, calça e casaco escuro.
      Com votos de um bom domingo
      Frei José Carlos

      Eliminar
    2. Boa noite, Caro Frei José Carlos,

      Grata pelos esclarecimentos e pelas palavras que constituem um estímulo no peregrinar da vida. Bem-haja.
      Bom descanso.
      Um abraço mui fraterno,
      Maria José Silva

      Eliminar
  2. Caríssimo Frei José Carlos
    Agradeço-lhe imenso estas cartas que lembram outros tempos e outras vidas e nos ajudam a acreditar que tudo valeu a pena e que os sins de ontem podem continuar a sê-lo.Nada acontece por acaso , diz o poeta, e digo eu que não sou
    poeta.
    Uma boa tarde de Domingo de Pentecostes com todas as graças do Espírito. E.C.

    ResponderEliminar