quarta-feira, 22 de maio de 2013

Carta de Agostinho Nunes Martins sobre as actividades das férias de verão

Tendo recebido resposta à carta enviada no princípio do mês a frei Tomás, Agostinho Nunes Martins escreve-lhe novamente a agradecer e a informar das suas actividades mais recentes e encontro com os companheiros do Seminário.  

Caxarias – Pontes – 28-de Setembro de 1936
Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor
Padre Tomás Maria Videira
Tenho em meu poder a prezadíssima carta de Vossa Reverência de 12 de corrente que muito agradeço.
Cá vamos indo menos mal segundo a vontade de Deus.
No dia 13 do corrente mês realizou-se cá na freguesia uma festa ao Sagrado Coração de Jesus, de cujo programa fez parte uma engraçada comédia realizada no salão recreativo dos rapazes desta freguesia mandado construir pelo Reverendo Padre Guerreiro, prior desta freguesia.
A comédia foi representada pelos rapazes da Acção Católica da freguesia, indo também representar o meu Leonel, o José, e o Alberto. O Leonel foi representar o papel de carrasco ou comprador de escravos e o modo como desempenhou o seu papel ia fazendo com que ficasse com esse mesmo nome.
Indo no dia 24 deste mês a Vila Nova de Ourem encontrei-me lá com os meus companheiros do sul excepto com o Boaventura, o Senhor António, o Agostinho e o José Rodrigues. Vi também o Senhor Luís que andava com o Senhor Dionísio.
Visto que Vossa Reverência me dá licença de continuar no nosso Seminário se Deus quiser lá me encontrarei com Vossa Reverência no dia 2 do seguinte mês.
Sem mais muitos cumprimentos de meus pais e de meus irmãos e receba muitas saudades deste seu discípulo que (muito) nunca esquece a Vossa Reverência nas suas orações.
Agostinho Nunes Martins

 

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Na correspondência trocada com Frei Tomás Videira, Agostinho Nunes Martins revela-se como alguém de grande humildade, afirmação corroborada pela irmã Teresa do Ramalhão.
    Grata, Frei José Carlos, pela partilha. Que o Senhor o abençoe e proteja.
    Bom descanso.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar