quarta-feira, 8 de maio de 2013

Tenho ainda muitas coisas para vos dizer (Jo 16,12)

É quase ao terminar a última ceia que Jesus diz aos discípulos que tem ainda muitas coisas para lhes dizer. Anuncio suficientemente ambíguo porque o tempo foge e as circunstâncias não vão ser as mais propícias a qualquer discurso.
No entanto, estas palavras estão carregadas de sentido e de verdade, uma vez que os discípulos vão ter que aprender bastante, e não por palavras, mas pela experiência da própria realidade.
É assim um processo de crescimento que Jesus apresenta e oferece aos discípulos, uma pedagogia que nos mostra que estamos todos em constante crescimento, em desenvolvimento, que há necessidade de tempo para que as palavras da Palavra se formem em nós, se façam carne e se façam vida.
Jesus revela assim aos discípulos e a cada um de nós uma acção que se desenvolve e prolonga no tempo, um processo que parte de um princípio, se desenvolve e culmina na maturidade.
Diante de Jesus e das suas palavras somos como uma criança chamada a escutar, a estar atenta, a acolher a novidade da surpresa, e a partir dessa escuta a desenvolver toda a nossa capacidade criativa, toda a nossa expressão do entendimento e do acolhimento das palavras.
No contacto com Jesus Cristo crescemos, progredimos para a maturidade, que o Espirito Santo nos revela e aponta sempre como um horizonte a alcançar, uma meta a atingir.
O que Jesus nos tem ainda para dizer deriva assim dessa fidelidade à luz do Espirito Santo, à inspiração de uma resposta boa e bela às circunstâncias que nos desafiam no testemunho e na fé. Em cada momento, em cada circunstância, em cada desafio, há afinal uma palavra nova de Jesus à nossa espera, uma palavra que provém da sua vida e nos provoca à incarnação fiel.
O Espirito Santo trabalha assim em cada um de nós, despertando a palavra nova em cada momento novo da vida.
 
Ilustração: Anunciação no portal do Santuário de Santa Maria de Estíbaliz em Vitória.

4 comentários:

  1. Estar atento à Palavra que nos anima e faz crescer é uma necessidade nem sempre fácil de realizar... I.T.

    ResponderEliminar
  2. Crescer atentos à Palavra é uma atitute com maturidade.
    Sua realização respeita o trabalho do Espírito Santo em despertar a consciência, reconsciliadora.
    Motivo para o qual nós somos testemunho de que Jesus é vida nova e salvação.
    Em percorrer um caminho. Resposta clara às atitudes de que a vida necessita. Somos assim fieis, à prova de em cada momento ser despertados aos desafios de Jesus.
    Num infinito número de circunstâncias a realizar ao longo da maturidade da nossa realização cristã.

    +

    ResponderEliminar
  3. Frei José Carlos,

    Leio e saboreio cada palavra do texto da Meditação que teceu e fico a reflectir nas palavras partilhadas, no eco que tiveram em mim e, certamente, em muitos de nós. Estar à escuta, acolher e viver a Palavra de Jesus, dar testemunho, no processo de crescimento, desenvolvimento e transformação de cada um de nós, implica fé, disponibilidade e uma dimensão de longo prazo. Como sentimos necessidade de uma profunda união com Cristo ressuscitado no peregrinar da estrada da vida, Frei José Carlos. Quantas vezes nos interrogamos sobre a realidade que vivemos, questionamos Jesus, interrogamo-Lo, sentimo-nos de mãos vazias, suplicando que nos segure, que nos ilumine o Caminho para que saibamos compreender o que se nos depara indivualmente, ao nosso próximo e ao mundo. É como Frei José Carlos nos afirma …”É assim um processo de crescimento que Jesus apresenta e oferece aos discípulos, uma pedagogia que nos mostra que estamos todos em constante crescimento, em desenvolvimento, que há necessidade de tempo para que as palavras da Palavra se formem em nós, se façam carne e se façam vida.” …
    Grata, Frei José Carlos, pelas palavas partilhadas, profundas, que vêm ao nosso encontro, às nossas interrogações, que nos encorajam, por recordar-nos que … “No contacto com Jesus Cristo crescemos, progredimos para a maturidade, que o Espirito Santo nos revela e aponta sempre como um horizonte a alcançar, uma meta a atingir.”…
    Que o Senhor o ilumine, o guarde e o abençoe.
    Continuação de boa semana. Bom descanso.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  4. Frei José Carlos,

    Grata,pela maravilhosa partilha do Evangelho de São João,tão profunda,que nos dão coragem de prosseguir o caminho,com confiança em Jesus.Como nos diz o Frei José Carlos...Diante de Jesus e das suas palavras somos como uma criança chamada a escutar e a estar atenta,a acolher a novidade da surpresa,e a partir dessa escuta a desenvolver toda a nossa capacidade criativa,toda a nossa expressão do entendimento e do acolhimento das palavras.O Espírito Santo trabalha assim em cada um de nós,despertando a palavra nova em cada momento novo da vida.Obrigada,Frei José Carlos,pelas palavras tão profundas que partilhou connosco,que muito gostei desta beleza de Meditação.
    Que o Senhor o ilumine o ajude e o abençoe. Desejo-lhe uma boa tarde e um bom fim de semana.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar