quinta-feira, 16 de maio de 2013

Carta para frei Tomás Videira sobre as férias de José Nunes Martins

Tendo partido do Seminário de Mogofores para ir passar as férias de verão junto da familia o aluno José Nunes Martins escreve ao Superior, o Padre frei Tomás Maria Videira, para o informar de como estavam a decorrer as suas férias.
Carta interessante pelo pitoresco do quotidiano e pelas preocupações religiosas do jovem José Nunes Martins. 

Caxarias 11-8-935
Meu Querido Padre
Saúde e felicidade é o que do íntimo do coração lhe desejo
Eu fico bem graças a Deus.
Visto ter partido do Seminário no dia 5, venho participar-lhe que fiz boa viagem, assim como todos os meus companheiros até à data em que me despedi deles.
Felizmente tenho tido boas férias; os meus pais gostaram muito de me ver, assim como todas as pessoas conhecidas e amigas. No próprio dia em que cheguei a casa fui visitar dois seminaristas os quais estavam para ir dar um passeio e me convidaram para ir com eles; apesar de estar um pouco cansado da viagem, sempre aceitei, e não desgostei; ao chegarmos ao cimo dum monte, descansámos um pouco, e onde fizemos ao mesmo tempo que descansámos uns instantes de meditação num livro que eles levavam.
As minhas ocupações têm sido no moinho a trabalhar com um motor a fabricar farinha; ir uma vez ou outra vender farinha às praças e pouco mais.
Na quinta-feira, primeira vez que fui a Vila Nova de Ourém vender farinha, encontrei pelo caminho o Georgino, e disse-lhe se queria ir comigo de carrada, mas ele recusou a minha oferta, não porque se envergonhasse, mas talvez porque não queria desligar-se da amizade da mulherzinha que ia montada no burrico dele, o qual ele ia tocando com um pauzinho. Como eu ia em quatro pernas e ele em duas, claro está, que cheguei lá primeiro que ele, mas assim que ele lá chegou foi logo visitar-me e como não tinha nada que fazer ficou lá entretido comigo até quase à hora de nos virmos embora conversando e rindo um com o outro e ao mesmo tempo entretendo os dentes com tremoços que eu lhe mandei comprar.
Encontrei também naquele mercado uma irmã do irmão José Maria com a qual conversei algum tempo com muito gosto,
Os seminaristas de que já lhe falei, também me pediram para ajudar a ensinar a doutrina aos rapazes, porque como eles são só dois, e as crianças umas 120, é difícil de ensinar tanta gente, por isso, convidaram-me para os ajudar o que aceitei de melhor vontade porque não perderei nada com isso, pelo contrário.
Por aqui já Vossa Reverência pode ver em que me tenho ocupado; tenho ido à missa nos dias em que há, porque nem todos os dias se celebra.
Espero ir este mês a Fátima, e encontrar algum os meus companheiros.
Por agora termino desejando que Vossa Reverência tenha óptimas férias e que elas lhe sejam portadoras de muita saúde. Muitas saudades para o frei Rocha e para todos os superiores.
Seu aluno e amigo que a bênção lhe pede.
José Nunes Martins

3 comentários:

  1. Encanta-me esta carta duma simplicidade imensa e duma vivência pessoal e encantadora dum dia a dia
    dumas férias passadas em casa mas sem desligar do seminário.

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Apreciei a carta que José Nunes Martins dirigiu a Frei Tomás Maria Videira sobre as férias passadas com a família. Fez-me sorrir pelas melhores razões. A estadia no seminário não o afasta do convívio com o meio donde provem e da ajuda nos trabalhos que faz sem mostrar fadiga ou enfado e aproveita o gozo das férias para poder dar testemunho da Palavra de Deus. A leitura desta carta redigida com tanta simplicidade, recordou-me certos excertos de alguns dos nossos escritores portugueses dos princípios do século passado. Como Frei José Carlos afirma é uma …” Carta interessante pelo pitoresco do quotidiano e pelas preocupações religiosas do jovem José Nunes Martins. “
    Permita-me que pergunte se é possível conhecer o percurso do jovem aluno José Nunes Martins, Frei José Carlos?
    Grata pela partilha. Bem-haja. Que o Senhor o guarde e abençoe.
    Continuação de uma boa noite.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Maria José
    Em parte creio que é possivel conhecer o percurso do José Nunes Martins. É meu desejo publicar nos próximos dias a documentação que nos ajuda a conhecer esse percurso, que infelizmente foi curto, mas significativo pela afectividade e carinho desenvolvidos pela Ordem.
    Com um grande abraço de amizade
    Frei José Carlos

    ResponderEliminar