sexta-feira, 17 de maio de 2013

Carta de José Nunes Martins a despedir-se do Seminário

Após dois anos no Seminário Dominicano de Mogofores, 1934-1936, José Nunes Martins abandona o mesmo Seminário. Para tal decisão contribuiram as palavras do frei Tomás Maria Videira e a decisão do póprio face às mesmas e à sua situação.
A Carta que escreve ao Superior frei Tomás Maria Videira a comunicar a decisão é extraordinária pela humildade revelada e a compreensaõ manifestada, bem como pelo facto de ser dactilografada.
 
Caxarias – Pontes 28 de Setembro de 1936
Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Padre Videira
Certamente deve estar admirado com a minha demora e com razão. Entretido com o moinho tenho-me descuidado em escrever-lhe o que peço desculpa.
Contando aos meus pais os motivos que me impediam de continuar, embora tivessem grande desgosto, concordaram com a minha proposta, dizendo que fizesse o que entendesse, pois sabia melhor que eles se poderia voltar.
Pelo que Vossa Reverendíssima tem dito e principalmente a meu modo de ver resolvi não voltar visto me ser impossível continuar. Sinto muito desgosto em não poder seguir, mas visto que assim tem de ser, paciência!
Muito reconhecido tenho a agradecer-lhe os benefícios que me prestou enquanto aí estive.
Peço-lhe também que me perdoe das partidas e enumeras ofensas que lhe fiz.
Felizmente tenho passado umas férias agradáveis e o mesmo desejo a Vossa Reverência.
Então os outros alunos voltam todos? Oxalá que sim. O meu irmão está contente e resolvido a voltar com todo o gosto.
Finalmente termino pedindo-lhe se digne abençoar este seu infiel amigo que jamais o esquece.
José Nunes Martins

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Grata por dar-nos informação do percurso de José Nunes Martins no Seminário Dominicano de Mogofores. Como Frei José Carlos afirma a carta que escreve ao Superior frei Tomás Maria Videira a comunicar a decisão é reveladora de humildade e compreensão. É interessante notar o interesse que continua a manifestar pelos outros alunos não deixando de dar notícias sobre o regresso do irmão e a forma cordial como se dirige a frei Tomás Maria Videira.
    Que o Senhor abençoe e proteja o Frei José Carlos.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Encantam-me estas cartas que falam de pessoas que conheci mais tarde e revelam atitudes e modos de vida que são exemplos

    ResponderEliminar