domingo, 28 de julho de 2013

Não pude partir sem deixar-me ajudar

 
Dediquei a minha vida a ajudar os outros, mas não pude partir deste mundo sem deixar-me ajudar por eles. Deixar-se ajudar supõe um nível espiritual muito superior ao do simples ajudar.
Pablo d’Ors
Ilustração: Anjos com tocheiro e vela do tecto da sacristia da Sé de Lisboa.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    A leitura do Pensamento do dia fez-me lembrar tantos momentos da minha vida em que não me deixei(o) ajudar, não soube receber … Alguns de nós fomos incentivados desde crianças mais a dar, a ajudar do que a receber, a deixar-se ajudar, excepto em determinadas ocasiões. Dar e receber são duas faces da mesma moeda. Dar pode ser mais fácil do que saber receber, aceitar a ajuda do outro. Não pode dar quem não sabe receber e vice-versa. Estimulados a ser independentes, ser ajudado, receber pode ser encarado como fragilidade, dependência, entre outros sentimentos.
    Gostaria, se me permite, de mencionar que foi numa das partilhas de Frei José Carlos, talvez no texto de uma meditação, decorrido já algum tempo, em que abordou esta temática, que levou a questionar-me, que volto com frequência a reflectir, a tentar praticar e a abordá-la com alguns amigos(as). Reconheçamos que não é fácil e que lentamente conseguimos pô-la em prática. Receber pressupõe humildade e confiança no outro. Como afirma Pablo d’Ors …” Deixar-se ajudar supõe um nível espiritual muito superior ao do simples ajudar.”
    Peçamos ao Senhor que nos ajude a fazer a aprendizagem do saber dar e receber.
    Grata, Frei José Carlos, pelas palavras partilhadas, profundas, ilustradas com beleza, que nos ajudam a reflectir sobre os nossos comportamentos e a esforçar-nos por corrigi-los. Que o Senhor o abençoe e o guarde.
    Votos de um bom domingo.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Ajudar é dar e, como tal, produz alegria, satisfação; mas deixar-se ajudar é ter a humildade de aceitar, de se despojar de todas as defesas , de ficar despido diante da generosidade do outro. E não precisamos de ser ajudados mais vezes do que pensamos? Há que abrir o coração para dar e... receber. Inter pars

    ResponderEliminar