sábado, 29 de janeiro de 2011

Ainda não tendes fé? (Mc 4,40)

A questão que Jesus coloca aos discípulos, “ainda não tendes fé”, é de todo pertinente, porque apesar de tudo eles ainda não acreditam verdadeiramente nele; mas é simultaneamente contraditória, pois se eles o acordam do seu sono para que faça alguma coisa é porque tinham fé. No mínimo acreditavam que Jesus podia salvá-los daquele perigo.
Esta não era no entanto a fé que Jesus esperava deles, a fé que devia resultar da intimidade que viviam com ele e do que tinham aprendido nos seus ensinamentos. Essa fé possibilitava uma confiança que eles não manifestaram quando acordaram Jesus.
Ao acordar Jesus e ao perguntar se não se importava que perecessem à fúria das ondas e do vento, os discípulos estão a evidenciar uma falta de intimidade, a falta de um conhecimento mais perfeito e profundo daquele que traziam consigo no barco.
Como era possível que duvidassem da preocupação de Jesus por eles, do seu interesse e do seu amor, ainda que adormecido? Não os tinha ele escolhido? Não lhes ensinava em particular o que ao povo ensinava por parábolas?
Neste sentido Jesus tem toda a razão e pode realmente questioná-los na confiança que depositam nele, na fé que fazem nele, nessa dúvida de ele se preocupar com eles e com a sua sorte. Tendo-os amado e tendo-os escolhido, o seu amor era pleno, a sua preocupação era permanente, ainda que dormisse e parecesse não se preocupar.
Esta é também a realidade que se coloca à nossa fé em Jesus e em Deus, quando nos questionamos e questionamos Deus sobre o seu silêncio, sobre a sua inactividade na nossa vida e na resolução dos nossos problemas.
Ainda que pareça surdo aos nossos pedidos, às nossas orações, que pareça que vai a dormir na barca da nossa vida, Jesus está lá, está presente, e no seu amor não deixará que o mal se apodere de nós, que pereçamos às mãos dos nossos inimigos. Assim nos mandou pedir-lhe na oração que nos ensinou. Pelo que, certamente, o que nos falta muitas vezes é essa confiança que nasce da intimidade da relação e do conhecimento mais profundo.
Se quando amamos ou somos amados por alguém nunca nos passa pela cabeça o esquecimento como podemos pensar o contrário daquele que nos ama acima de tudo, que entregou a sua vida por amor de nós?
Peçamos assim a Jesus, antes de qualquer outra coisa, que nos aumente a fé, que nos fortaleça na confiança e na esperança que colocamos nele e no seu amor por cada um de nós.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Na sequência da leitura da Meditação que connosco partilha que é bela, simples, mas profunda, fiquei a reflectir enredada entre conceitos, palavras, relações, evidências, etc. Tentei compreender o porquê mas a explicação que encontro é que a pergunta feita aos discípulos por Jesus “Ainda não tendes fé? (Mc 4,40), encerra a meu ver a questão fulcral da existência da humanidade: a fé em Jesus, o filho muito amado de Deus, “que se entregou por amor de nós” e é Ele o salvador do mundo.
    ...” Jesus tem toda a razão e pode realmente questioná-los na confiança que depositam nele, na fé que fazem nele, nessa dúvida de ele se preocupar com eles e com a sua sorte.”… (…)
    …”Ainda que pareça surdo aos nossos pedidos, às nossas orações, que pareça que vai a dormir na barca da nossa vida, Jesus está lá, está presente, e no seu amor não deixará que o mal se apodere de nós, que pereçamos às mãos dos nossos inimigos.”
    Ainda que fiéis a Jesus , quantas vezes, pelas mais diversas razões, não perguntamos a Jesus se nos abandonou nos momentos que mais precisávamos, e noutras ocasiões, sentimos que Jesus nunca nos abandona mesmo quando nos esquecemos dos nossos deveres mais elementares como agradecer o dom da vida, da Fé e de todo os dons que nos concedeu e a oração permanente. Será somente a falta de confiança, ou a Fé implica, ela própria confiança, Frei José Carlos?
    Permita-me que rezemos com a oração com que termina: “Peçamos assim a Jesus, antes de qualquer outra coisa, que nos aumente a fé, que nos fortaleça na confiança e na esperança que colocamos nele e no seu amor por cada um de nós”.
    Obrigada pela partilha. Bem haja.
    Um bom domingo, Frei José Carlos.
    Um abraço fraterno
    Maria José Silva

    ResponderEliminar