sábado, 26 de novembro de 2011

Bênção da Primeira Pedra do Convento de Fátima a 13 de Outubro de 1951

Aproveitando o encerramento do Ano Santo de 1951 em Fátima, o Mestre da Ordem dos Pregadores Manuel Suarez lançou e benzeu a primeira pedra daquele que viria a ser o Convento de Nossa Senhora do Rosário dos Padre dominicanos em Fátima.
Depois de participar na peregrinação internacional do Ano Santo, na qual segundo os jornais estiveram presentes mais de um milhão de pessoas, e que foi Presidida pelo Cardeal Tedischini, Legado do Papa Pio XII, o Padre Manuel Suarez dirigiu-se por volta das 17 horas com um luzidio grupo de religiosos e numerosos amigos para o local onde seria construído o convento.
Aí, com palavras repassadas de carinho, manifestou a esperança de ver em breve inaugurado o edifício em projecto, desejando mesmo que no ano seguinte funcionasse ali o noviciado, entretanto instalado na Quinta de São Pedro em Sintra, o Colégio de Filosofia, primeiros passos na formação intelectual dos frades pregadores.
As fotografias testemunham o acontecimento.

Panorama Geral da Bênção da Primeira Pedra
Da esquerda Para a direita: Frade por identificar, seguido de um miúdo e do Padre frei Lourenço da Rocha. Com a mala na mão o Padre frei Francisco Rendeiro, ao seu lado o bispo de Prince-Albert no Canadá, D. Reginald Duprat, e a seguir, ainda que parecendo antes, o Padre Aniceto Fernandez. Entre os dois vislumbra-se o frei Estêvão da Fonseca com os olhos.
Por detrás da pedra encontram-se os noviços frei Carlos Jacinto Videira, frei Henrique Domingos Andrade, frei João Domingos oculto atrás do frei Henrique, frei Miguel dos Santos e o recém professo simples frei Pedro Agostinho.Segue-lhe o Padre Luís Cerdeira, que tem atrás de si o Padre Pio Gomes, o Mestre da Ordem Manuel Suarez com estola e segurando um livro e atrás de si o Padre Bartolomeu Martins.
Em posição posterior e elevada encontram-se os Irmãos Conversos frei António Ribeiro, do Corpo Santo, com os braços cruzados; atrás de si o frei Jacinto Pereira. Acima do frei Francisco Rendeiro e olhando para o chão o frei António Mendes de Oliveira, e logo atrás de si frei Bernardo de Jesus Domingues, tio do noviço frei Bernardo Domingues que encontra ao seu lado, e ao lado de quem se encontra o noviço Luís Custódio. Entre o tio e o sobrinho Bernardos e segurando o queixo o noviço Converso frei Lourenço da Rocha de Sousa? Por detrás do tio frei Bernardo e do jovem de gravata frei Joaquim Frango.

Leitura dos documentos de Bênção da primeira pedra pelo Padre Estêvão da Fonseca
Da esquerda para a direita: D. Reginald Duprat, Padre Aniceto Fernandez, Padre Estêvão da Fonseca, frei Carlos Jacinto Videira, espreitando frei João Domingos, frei Henrique Domingos Andrade, frei Miguel dos Santos, frei Pedro Agostinho, Padre Luís Cerdeira e Mestre da Ordem Manuel Suarez.
Na fila de trás: frei António Ribeiro, frei António Mendes Oliveira, frei Bernardo tio e frei Bernardo sobrinho noviço e Luís Custódio.
Ultima fila: frei Jacinto Pereira, jovem à civil e frei Lourenço da Rocha de Sousa?

Outra fotografia de outro momento da Bênção da primeira pedra do Convento de Fátima
Da esquerda para a direita: D. Reginald Duprat, rosto do Padre Aniceto Fernandez, Padre Estêvão da Fonseca, frei Carlos Jacinto Videira, frei Henrique Domingos Andrade e atrás de si frei João Domingos, frei Miguel dos Santos, Padre Domingos Martins?, frei Pedro Agostinho segurando o documento e Padre luís Cerdeira com a colher de pedreiro. Atrás de si o Padre Pio Gomes e de costas o Mestre da Ordem.
Atrás os Irmãos Conversos frei António Ribeiro, do Corpo Santo, frei Jacinto Pereira, frei António Mendes, frei Bernardo de Jesus e frei Bernardo Domingues.

Aplauso finais
Da esquerda para a direita: Padre Estêvão da Fonseca, frei Carlos Jacinto Videira, frei João Domingos, frei Henrique Domingos, frei Miguel dos Santos, frei Pedro Agostinho, Padre Luís Cerdeira, Padre Pio Gomes, Mestre da Ordem Manuel Suarez, Padre Bartolomeu Martins e Padre Sylvain.

Grupo do Padres com um miúdo
Da esquerda para a direita: Padre Bartolomeu Martins, Padre João de Oliveira, Padre Clemente de Oliveira, sem capa; Padre Tomás Maria Videira e atrás de si o Padre Lourenço da Rocha. Padre Estêvão da Fonseca e atrás de si o Padre Agius, Padre Francisco Rendeiro, Padre Sylvain, D. Reginald Duprat com um miúdo aos pés, Mestre da Ordem Manuel Suarez, Padre Aniceto Fernandez e Padre Luís Cerdeira.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Li e apreciei como sempre a partilha dos textos relativos aos assuntos que se relacionam com a restauração da Ordem dos Pregadores em Portugal. Por diversas razões que passo a expor: pela forma como elabora os textos e enquadra as fotografias, pela identificação das mesmas, porque são testemunho de momentos importantes da História da Província no século passado e porque ficamos a conhecer um pouco mais dessa História. E as fotos a preto e branco são mais belas para documentar certos acontecimentos.
    Hoje partilha connosco um momento igualmente importante na vida dos Dominicanos, a “Bênção da primeira Pedra do Convento de Fátima, a 13 de Outubro de 1951. Passo a citá-lo ...” Aí, com palavras repassadas de carinho, manifestou a esperança de ver em breve inaugurado o edifício em projecto, desejando mesmo que no ano seguinte funcionasse ali o noviciado, entretanto instalado na Quinta de São Pedro em Sintra, o Colégio de Filosofia, primeiros passos na formação intelectual dos frades pregadores.”
    E se todas as fotografias que escolheu para documentar o acontecimento são importantes e repletas de múltiplos pormenores, se me permite destacaria a última fotografia, pela alegria espelhada no rosto do Grupo de Padres e do rapazinho e a luz que ainda hoje dela emana.
    Obrigada, Frei José Carlos, pela partilha. Bem-haja.
    Votos de um excelente domingo.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei´José Carlos,

    Muito grata pela excelente e magnífica partlha,da Benção da Primeira Pedra do Convento de Fátima.Maravilhosamente bela,todo o enquadramento das fotografias,alternadas com os textos que lhe deu uma beleza única.Gostei de ver todos os freis conhecidos.Foi muito gratificante,esta obra prima que o Frei José Carlos,nos deu de presente neste fim de semana.Foi um trabalho muito enriquecedor para nós,sobre a História do Convento.Gostei muito de ler e rever todas as fotos.Frei José Carlos,obrigada pelo que partilhou connosco.Gostei muito.Que o Senhor o ilumine e o abençõe.Desejo-lhe uma boa noite.Bem-haja.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar