segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Padre Gaudrault no Convento dos Capuchos em Sintra

Uma vez mais rectificamos a identificação de uma fotografia apresentada no âmbito da história da restauração da Província de Portugal dos Dominicanos.
Desta feita, e por puro acaso, desfolhando um livro editado há poucos dias sobre as Ordens religiosas em Portugal e a sua obra empreendedora, e sobre o qual ainda voltarei a falar, encontrei uma fotografia sobre o Convento dos Capuchos na serra de Sintra.
Imediatamente me recordei da fotografia que o Padre Gaudrault e o Padre Sylvain ali tinham tirado, e que até agora não tinha conseguido identificar. Foi uma satisfação tremenda.
Deixo uma ao lado da outra, para que possamos confirmar, que pelo menos, no Convento dos Capuchos em Sintra, a acção do homem nestes sessenta anos foi comedida em alterações no património religioso.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Obrigada pela partilha do texto e das fotografias no qual nos confirma o Convento junto do qual o Padre Gaudrault e o Padre Sylvain tinham sido fotografados: o Convento dos Capuchos em Sintra.
    Esta partilha levou-me longe no passado e trouxe-me boas recordações. A primeira visita feita a esse Convento no início dos anos setenta do século XX com alguma aventura ou talvez a vontade de não desistir de descobrir algo que tomara conhecimento nuns postais encontrados num alfarrabista: o Convento dos Capuchos em Sintra e Monserrate. A deslocação fora aparentemente bem planeada. Quando chegámos a Cascais não havia ligação para um local que passasse próximo. Desafiei a minha amiga e colega de curso a fazermos o percurso a pé e apesar do sol radiante que se fazia sentir em Cascais, o grande obstáculo foi o nevoeiro. Mas sem mapa, sem indicação do percurso, sem GPS chegámos graças a Deus ao local que tanto procurava. O rigor ascético que se respira tocou-me profundamente. O regresso a Lisboa foi feito por Sintra.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Muito grata por este maravilhoso e belo texto que partilhou cononosco,assim como as duas fotografias identificadas.Esta partilha levou-me bem longe aos anos setenta,quando vim de Luanda,e trouxe-me belas recordações.Pois tive oportunidade de dar alguns passeios,e um deles foi visitar o Convento dos Capuchos em Sintra e Monserrate.Frei José Carlos,deu-me muita alegria por ter partilhado este pequeno bem conseguido,que me tocou profundamente.Obrigada,Frei José Carlos,que o Senhor o ilumine,proteja e lhe dê força e coragem de prosseguir sempre.Bem-haja,Frei José Carlos.Continuação de uma boa semana.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar