sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Despesas dos Estudantes Portugueses Dominicanos em França em 1926

Há pequenos troços de papel que nos comovem, como aconteceu comigo com esta nota das despesas dos estudantes dominicanos em França em 1926. É o testemunho material de um tempo de grandes dificuldades, para quem permanecia em Portugal a angariar um pouco de dinheiro para sustentar a formação dos jovens frades no estrangeiro, e para quem estava lá, certamente cheios de saudades da sua terra natal e carregando o peso da responsabilidade de não desanimar nem desiludir aqueles que apoiavam.
A nota de despesa diz respeito aos gastos do frei Tomás Maria Videira e frei Clemente de Oliveira durante o segundo trimestre de 1926. Por cada estudante era cobrada uma mensalidade de 240 ou 248, ou seja 8 francos por dia. Para além das mensalidades encontramos ainda a despesas das viagens a Marselha de frei Clemente de Oliveira, as taxas do Consulado para ambos e os remédios para o frei Tomás Videira. Uma despesa total de 1634 francos.
Podemos ver também que havia um crédito em nome de M. Lopes, frei Bernardo Lopes, no qual se incluíam as 23 pesetas que Clemente de Oliveira tinha entregue no seu regresso de Portugal.
Contudo, o que mais comove neste pedaço de papel são as notas e as contas feitas à mão por quem tinha que liquidar a factura. Por elas percebemos as dificuldades e os arranjos que era necessário arquitectar. E se havia pessoas que pagavam pelo Videira e pelo Clemente as mensalidades, como se pode ver na conta feita do lado esquerdo, e nas notas a lápis do fim da folha, o responsável teve que adiantar algum dinheiro do seu bolso, como regista: “à minha conta tive pagar além de 6 francos que já lá estavam mais 158 que a 550 custaram 86$900”.
Para pagar a conta presente teve que comprar dois cheques de 814 francos cada um, o que custaram ao câmbio de 550 o valor total de 895$400 e mais 1$200 de encargos bancários. Uma despesa tremenda para quem vivia de esmolas.
A notar ainda que esta factura de despesas foi recebida no dia 3 de Setembro de 1926, e parece assinada por Mr. Thomas La Crampe.
Que o Senhor recompense com a sua glória aqueles que passaram por estes sofrimentos e aqueles que os suavizaram com sua ajuda pecuniária.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    A partilha do texto sobre a “nota das despesas dos estudantes dominicanos em França em 1926” comoveu-me e fez-me reflectir. Como nos salienta …” num tempo de grandes dificuldades, para quem permanecia em Portugal a angariar um pouco de dinheiro para sustentar a formação dos jovens frades no estrangeiro, e para quem estava lá, certamente cheios de saudades da sua terra natal e carregando o peso da responsabilidade de não desanimar nem desiludir aqueles que apoiavam (…) ” o que mais comove neste pedaço de papel são as notas e as contas feitas à mão por quem tinha que liquidar a factura. Por elas percebemos as dificuldades e os arranjos que era necessário arquitectar”…
    Mas se me permite Frei José Carlos, esta situação era vivida pela maioria dos jovens em Portugal e por outros povos europeus que tinham tido oportunidade de estudar, mesmo fora das ordens religiosas ou dos seminários, sem esquecer a maioria das pessoas que ficavam iletradas durante toda a vida. As famílias abastadas e que deixavam os filhos prosseguir os estudos, em particular, se eram do sexo feminino, eram pouco numerosas. Sei que são passados cerca de três quartos de século, mas pergunto-me quando penso e oiço as lamentações dos jovens de hoje, a começar pelos familiares mais próximos, se não educamos desinformadamente a nossa juventude, conduzindo-os a modelos e formas de viver insustentáveis.
    Peçamos ao Senhor com o Frei José Carllos que “recompense com a sua glória aqueles que passaram por estes sofrimentos e aqueles que os suavizaram com sua ajuda pecuniária”.
    Que os tempos muito complexos que vivemos e de difícil solução, constituam uma oportunidade, com a ajuda de Deus, para uma reflexão que nos conduza a um estilo de vida mais equilibrada, mais justa e mais fraterna.
    Obrigada, Frei José Carlos, por este género de partilha tão interessante que nos ajuda a relembrar o passado e a reflectir sobre o presente e o futuro. Bem-haja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar