sábado, 28 de janeiro de 2012

São Tomás de Aquino negociante de pérolas


É São Mateus que nos diz que Jesus comparou o Reino de Deus a um negociante de pérolas, um negociante que tendo encontrado uma pérola preciosa e de grande valor vende tudo para a comprar para si.
Esta parábola assenta como uma luva ao grande doutor e santo dominicano que hoje celebramos, São Tomás de Aquino, que tudo deixou para encontrar e gozar da pérola preciosa que é o próprio Deus.
Quando ainda jovem, quase sem poder para decidir sobre a sua vida, vende o campo que lhe era oferecido pela família através da educação que recebia na abadia, para comprar a pérola um tanto ou quanto ainda desconhecida e pouco apreciada que era a Ordem mendicante dos Pregadores. Tomás de Aquino vende a glória de um título familiar, de uma mitra de abade desde há muito projectada para ele, ou até de um possível chapéu cardinalício, para comprar a pérola preciosa da pobreza, da obediência e da vida comum ao serviço da verdade da Palavra de Deus.
Já na Ordem vende o campo da quietude da cela conventual para ensinar na Sorbonne, para comprar a pérola da luta contra os delatores da pobreza mendicante e o seu direito a ensinar, a ensinar a verdade do Evangelho e da presença de Deus em todas as suas criaturas.
Em Paris e em Colónia, em Roma ou em Bolonha vende o campo do tempo de descanso para poder comprar a pérola da oração e do silêncio, imitando dessa forma São Domingos que de dia falava de Deus e de noite falava com Deus.
Tomás de Aquino equilibra a sua busca da pérola perfeita da santidade entre o estudo da verdade e a sua transmissão aos homens, e a contemplação dessa mesma verdade na oração pessoal, na celebração da Eucaristia, na vida fraterna dos irmãos e no silêncio dos claustros.
A cada pérola preciosa alcançada Tomás de Aquino deseja e busca acrescentar outras ainda mais preciosas e perfeitas.
Até que um dia, 6 de Dezembro de 1273, durante a celebração da Eucaristia, São Tomás vislumbra a verdadeira e perfeita pérola, a pérola que o levará a dizer ao seu secretário de longa data e grande amigo Reginaldo de Piperno, “tudo o que escrevi até agora é palha levada pelo vento”.
Tomás de Aquino deseja essa pérola, foi por ela que toda a vida deixou e vendeu os campos, foi trocando as sucessivas pérolas por uma sempre mais perfeita e preciosa. Agora está ali à mão e contudo não a pode comprar, apenas pode expressar esse desejo de a querer, “Non nisi Te Domine”, nada mais que tu Senhor.
A pérola perfeita e mais preciosa não se compra, é oferecida, está à disposição de quem a queira procurar, sentada à porta de casa e à espera de ser acolhida. Tomás de Aquino procurou-a, buscou-a na sua investigação pela verdade de Deus e a verdade presente na obra divina da criação, mas agora oferece-se-lhe como dom e apenas condicionada ao seu abandono total à imensidão do amor.
É Deus que agora apenas deve trabalhar, e tal como na natureza em que se formam as pérolas, Tomás de Aquino apenas se deve apresentar nu, só e sem armas no coração da madrepérola do amor de Deus para terminar de se transformar ele próprio numa pérola preciosa. Desde aquele 6 de Dezembro até 7 de Março de 1374 não fez mais nada, apenas deixou Deus terminar a obra começada.
Peçamos a Deus por intercessão de São Tomás que nos ajude a vender os campos que nos prendem, para buscarmos a verdadeira e perfeita pérola que é a transfiguração no Deus que nos ama e nos transfigura.

Ilustração: “A Tentação de São Tomás de Aquino”, de Diego Velázquez, Museu Diocesano de Orihuela.





2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Ao ler este texto fiquei maravilhada,que bela e preciosa Meditação,que partilhou connosco.As suas palavras são muito gratificantes,profundas,que nos ajudam a reflectir mais profundamente.Como nos diz o Frei José Carlos,peçamos a Deus por intercessão de São Tomás que nos ajude a vender os campos que nos prendem,para buscarmos a verdadeira e perfeita pérola que é a transfiguração no Deus que nos ama e nos transfigura.Obrigada,Frei José Carlos,pela maravilhosa e bela Meditação e pela excelente ilustração que muito gostei.Desejo-lhe um bom fim de semana.Bem-haja,frei José Carlos,que o Senhor o ilumine e proteja.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    No dia em que celebrámos a festa de São Tomás de Aquino, bem-haja, pelo texto que teceu e intitulou “São Tomás de Aquino negociante de pérolas”, pelas palavras partilhadas, tomando a liberdade de transcrever um dos parágrafos que me toca particularmente ...” A pérola perfeita e mais preciosa não se compra, é oferecida, está à disposição de quem a queira procurar, sentada à porta de casa e à espera de ser acolhida. Tomás de Aquino procurou-a, buscou-a na sua investigação pela verdade de Deus e a verdade presente na obra divina da criação, mas agora oferece-se-lhe como dom e apenas condicionada ao seu abandono total à imensidão do amor.”…
    Façamos nossas as palavras de Frei José Carlos e …” Peçamos a Deus por intercessão de São Tomás que nos ajude a vender os campos que nos prendem, para buscarmos a verdadeira e perfeita pérola que é a transfiguração no Deus que nos ama e nos transfigura.”
    Grata, Frei José Carlos, pela partilha. Que o Senhor o ilumine e abençoe.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar