sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Quem tem o Filho tem a vida. (1Jo 5,12)

O Filho é o testemunho que Deus dá de si mesmo, diz-nos São João na sua Primeira Carta, e quem acredita neste testemunho tem a vida.
Neste sentido não podemos esquecer aquilo que Jesus já tinha dito de si mesmo no Evangelho, “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.
Jesus apresenta-se como o caminho para o Pai, a verdade do Pai, a vida do Pai, em suma o testemunho do amor do Pai por todos os homens.
E se como nos diz São João, o testemunho de um homem é válido em tribunal, quanto mais não deve ser válido o testemunho do Filho, que não é apenas uma palavra, mas uma acção participativa no sentido da salvação daqueles sobre os quais recai a acusação.
O Filho testemunhou do amor do Pai quando se fez homem entre os homens, sujeitando-se a todas as limitações dos homens para os libertar dessa mesma sujeição, permitindo que retomassem dessa forma a relação de amizade que tinham perdido com o seu criador.
O Filho faz-se assim caminho para os homens, caminho de regresso ao Pai através da própria humanidade redimida. O corpo e a vida não são assim já condenação, prisão, mas vias de realização da natureza e condição filial e divina.
Por outro lado o Filho é também testemunho da verdade do Pai, do amor misericordioso de Deus por todos os homens. O Filho testemunha da necessidade dos homens para Deus, uma vez que eles vivos são a mesma glória de Deus vivo.
O Filho testemunha também da verdade da habitação de Deus, que não se encontra distante, num templo exótico, mas no templo construído pela sua própria mão e para sua glória que é o homem. Deus torna-se acessível e possível a todos os homens.
O Filho faz-se testemunho da vida do Pai quando entrega a todos os homens a vida de Deus, quando lhes permite a filiação divina através da sua encarnação fraterna. Vida esta que se apresenta como alimento, força, luz, e que permite ao homem a vitória sobre a morte. E por isso quem tem o Filho, quem acredita no Filho, tem a vida do Pai, uma vez que tem a possibilidade de se encontrar com essa vida que se entrega, que se faz alimento, para que todos a possam ter em si.
Procuremos pois conhecer o testemunho do Filho para que, como nos diz São Serafim de Sarov no “Diálogo como Motovilov”, possamos possuir o Espírito que nos dá a vida.

Ilustração: “Ícone da Divina Sabedoria”, igreja de São Jorge em Vologda, Rússia.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Muito grata por este texto que maravilhosamente partilhou connosco,é muito rico de sentido e muito profundo.Como nos diz o Frei José Carlos,o Filho é o testemunho de Deus dá de si mesmo,diz-nos São João na sua Primeira Carta,e quem acredita neste testemunho tem a vida.
    O Filho faz-se testemunha da vida do Pai quando entrega a todos os homens a vida de Deus,quando lhes permite a filiação divina através da sua encarnação fraterna.Frei José Carlos,todo o texto é magnífico gostei muito,a maneira tão bela, esclarecedora para todos nós.Procuremos pois conhecer o testemunho do Filho para que ,como nos diz São Serafim de Sarov no "Diálogo como Motovilov",possamos possuir o Espírito que nos dá a vida.Obrigada,Frei José Carlos,pelo belo texto que parilhou connosco.Bem-haja.Desejo-lhe um bom fim de semana.Que o Senhor o abençõe e o ilumine.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    O texto da Meditação que partilha connosco ajuda-nos na compreensão da afirmação de Jesus sobre si mesmo, “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” e exorta-nos a procurar conhecer o testemunho do Filho nas suas diferentes formas, que como nos afirma ...” não é apenas uma palavra, mas uma acção participativa no sentido da salvação daqueles sobre os quais recai a acusação.”…
    Bem-haja por nos salientar e demonstrar como …”Jesus é o caminho para o Pai, a verdade do Pai, a vida do Pai, em suma o testemunho do amor do Pai por todos os homens.”…
    Senhor que nos preparastes um caminho, reforçai a nossa fé e dai-nos um coração puro e aberto para reconhecer que …”Deus, não se encontra distante, num templo exótico, mas no templo construído pela sua própria mão e para sua glória que é o homem.”
    Obrigada, Frei José Carlos, pela partilha desta Meditação, profunda e que nos ajuda no nosso processo de transformação.
    Que o Senhor o abençoe e proteja.
    Votos de um bom fim-de-semana.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    P.S. Permita-me, Frei José Carlos, que partilhe um poema de Frei José Augusto Mourão, OP

    caminho, verdade e vida

    Deus, tu és o Caminho, a Verdade e a Vida/que se dão as mãos/porque a verdade do caminho
    é a vida que a tece/e a engloba, aberta/e é a polifonia da ternura que acorda os caminhos/
    e age e cura a vida//

    tu és o caminho que precede todos os caminhos,/a visitação do corpo/no que o corpo esquece,/
    o nunca visto da paz e da alegria//

    dá a este corpo que o teu dom reúne/um instante de fome e de aflição/para que deste tempo-fora-do tempo/
    se erga a verdade dos caminhos/da nossa vida e do nosso louvor,/Deus que vens em Jesus Cristo/
    e no Espírito que nos ensina a rezar.

    (In, “O nome e a Forma”, Pedra Angular, 2009)

    ResponderEliminar