quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Jesus pediu que lhe preparassem uma barca (Mc 3,9)

Conta-nos São Marcos que a multidão era tanta que ao chegarem às margens do lago Jesus pediu aos discípulos que lhe preparassem uma barca para que a multidão não o apertasse.
Sem querer, este comodismo de Jesus faz-me esboçar um sorriso, acho-o cheio de piada, pois mostra-nos um Jesus que também se encolhia, que também não se sentia à vontade com tudo e com todos. É um Jesus humano, à medida das nossas próprias esquisitices.
Mas pensando mais a sério, numa leitura alegórica, podemos pensar que Jesus também nos pede que lhe preparemos uma barca para a qual possa subir, uma barca na qual não se sinta preso nem apertado.
Jesus pede-nos que preparemos a barca do nosso coração e da nossa vida, uma barca onde ele se sinta à vontade, livre par circular e falar, onde não haja qualquer tralha ou empecilho que o limite.
E como é difícil arrumarmos a nossa barca para que ele possa sentar-se, estar à vontade, sentir-se em casa na casa que é dele por direito. Andamos tão cheios de multidão sedenta de satisfação momentânea que nos esquecemos até da barca.
Vem Senhor gritar-nos a vontade que tens de subir à nossa barca e a necessidade que nós temos que subas para navegarmos mar adentro com confiança e segurança.

Ilustração: “Fuga para o Egipto”, de Sebastiano Ricci, Devonshire Collection

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    É interessante o texto da Meditação que teceu. Profundo e belo. Quando Jesus não quer ser pisado, apertado, é como nos diz ...”um Jesus humano, à medida das nossas próprias esquisitices”... Mas como nos salienta ...” Jesus pede-nos que preparemos a barca do nosso coração e da nossa vida, uma barca onde ele se sinta à vontade, livre para circular e falar, onde não haja qualquer tralha ou empecilho que o limite, que é dele por direito.”…
    Mas se me permite, Frei José Carlos, certa ou errada sempre senti que Jesus não nos limita, não nos obriga, a nossa pertença, a adesão é livre, a vivência espiritual, a intimidade é pessoal e Jesus está sempre à nossa espera.
    Precisamos criar o espaço para Jesus no nosso coração e nas nossas vidas, por vezes, em contextos difíceis.
    Façamos nossas as palavras de Frei José Carlos ...” Vem Senhor gritar-nos a vontade que tens de subir à nossa barca e a necessidade que nós temos que subas para navegarmos mar adentro com confiança e segurança.”
    Grata, Frei José Carlos, pela partilha. Que o Senhor o abençõe e proteja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria José
    Como sabe não costumo comentar os comentários, foi uma opção que tomei. Contudo, hoje sinto-me na obrigação de partilhar, que não posso deixar de estar mais de acordo consigo quando diz que sempre sentiu que Jesus não nos limita. Também eu acredito assim, ou mais, acredito que em Jesus a nossa liberdade alcança a sua plena realização e que muitas das nossas potencialidades continuam adormecidas porque ainda não as colocámos na dimensão divina e plenificante de Jesus.
    Obrigado pela partilha amiga e pela oração fraterna. Que o Senhor a continue a abençoar e a todos os que ama.
    Um abraço amigo
    Frei José Carlos

    ResponderEliminar