quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Os alunos dominicanos de Mogofores passados aos Seminários Espiritanos

O encerramento da Escola Apostólica Dominicana em Mogofores, devido à falta de condições de sustentabilidade económica e à dispersão dos padres por causa do apostolado, obrigou os Superiores e responsáveis da pequena presença dominicana em Portugal a encontrar uma solução para os jovens estudantes que ali se encontravam.
Graças à generosidade da Congregação Missionária do Espírito Santo, que acolheu os jovens estudantes dominicanos, puderam estes continuar a sua formação preparatória e escolar em ordem a ingressar mais tarde no noviciado dominicano.
Em Outubro de 1939 o pequenino grupo de estudantes, disperso por vários Seminários dos Padres Espiritanos e antes de regressar aos mesmos terminadas as férias, encontrou-se no Porto com frei Gil Maria Nunes Alferes, o Superior dos dominicanos em Portugal.
Frei Gil aproveitou a oportunidade para lhes dirigir as melhores palavras de conforto e incitamento à perseverança na vocação dominicana. E para testemunhar a profunda gratidão a todos os benfeitores que apoiavam a sua formação tirou a fotografia na qual aparecem ao seu redor os diversos estudantes espalhados pelos Seminários Espiritanos.
Eram eles:
Joaquim Vieira, Agostinho Nunes Martins, João D. da Silva e Domingos D. de Oliveira, os quatro mais adiantados e que foram para o Seminário de Fraião, Braga.
Antero S. Micaelo, Albino da S. Tavares, Raul de Almeida Rolo, Diamantino G. Ramos, e António P. da Silva, que foram para o Seminário de Godim, na Régua.
Os três mais novos, Pompílio S. Micaelo, Jaime T. Vilar e José Maria F. de Azevedo, que foram para o Seminário da Silva, em Barcelos.
Devido a esta dispersão, deste pequenino grupo apenas uns poucos chegaram a ingressar no noviciado dominicano. Foram tempos difíceis e certamente de muito sofrimento, quer para estes jovens quer para os padres dominicanos que se viam obrigados a entregá-los aos cuidados, ainda que dedicados, de outros religiosos.
Por tudo o que fizeram por eles, e neles por nós, temos ainda hoje uma grande divida de gratidão para com os Padres Espiritanos. Que o Senhor os recompense por tudo.
Fotografia do Frei Gil Alferes com o grupo dos doze alunos dominicanos enviados para os Seminários da Congregação dos Missionários do Espírito Santo.
É possível reconhecer na fila de trás, o futuro frei Raul de Almeida Rolo, o segundo a contar da esquerda; o futuro frei Alberto Maria Vieira, o terceiro; e mesmo atrás do frei Gil Alferes, o futuro frei Domingos Nunes Martins, o quarto a conta da esquerda.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Grata por partilhar connosco estes tempos difíceis da Ordem dos Pregadores e por nos dar a conhecer a dívida de gratidão
    para com os Padres Espiritanos pelo que fizeram pelos alunos dominicanos de Mogofores. Como nos diz …” Por tudo o que fizeram por eles, e neles por nós”…
    Peçamos ao Senhor que os recompense por tudo, como Frei José Carlos o fez. Bem-haja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar