segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Tu és o meu Filho muito amado (Mc 1,11)


Ao subir das águas nas quais tinha sido baptizado por João Baptista, Jesus ouve uma voz vinda do céu que lhe diz, “tu és o meu Filho muito amado”.
Declaração de amor paternal para com o filho que assume viver uma experiência radical de kenose, de abaixamento, e por isso é reconhecido e amado.
Declaração de filiação que conduz à filiação de todos os homens, uma vez que aquele sobre quem é proferida esta declaração é também um filho de homem.
Declaração que nos alcança a todos nesta humanidade amada do Filho, pois toda a humanidade é perfilhada e amada com o amor primeiro.
Declaração que me afecta, e nos afecta a todos individualmente, pois em Jesus somos filhos muito amados, todos filhos e todos amados.
E quantas vezes passamos desapercebidos deste amor e desta declaração e perdemos o conforto e a paz que ela nos traz, a esperança e a confiança.
Somos filhos muito amados e sobre nós foi lançada a mesma complacência que sobre Jesus, essa presença de Deus Pai que nos acompanha e nos fortalece.
Como necessitamos regressar a esse amor, descobrir a sua presença e a sua força, enfrentar todos os desafios, alegrias e tristezas, alicerçados nesse amor.
Somos os teus filhos muito amados Senhor, ilumina o nosso coração para não desesperarmos desse amor.

Ilustração: “O Baptismo de Cristo”, de Francesco Albani, Museu do Hermitage.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Grata pelo texto da Meditação que elaborou e que partilha connosco. Profundo, belo, simples, humano, maravilhosamente ilustrado.
    Como nos salienta a Declaração de filiação que Jesus escuta, ...”ao subir das águas nas quais tinha sido baptizado por João Baptista conduz à filiação de todos os homens, uma vez que aquele sobre quem é proferida esta declaração é também um filho de homem.
    Declaração que nos alcança a todos nesta humanidade amada do Filho, pois toda a humanidade é perfilhada e amada com o amor primeiro.”…
    Quão importante recordar-nos e exortar-nos que …” necessitamos regressar a esse amor, descobrir a sua presença e a sua força, enfrentar todos os desafios, alegrias e tristezas, alicerçados nesse amor.”…
    Façamos nossas as palavras de Frei José Carlos e supliquemos …” Somos os teus filhos muito amados Senhor, ilumina o nosso coração para não desesperarmos desse amor.”
    Obrigada, Frei José Carlos, por nos recordar de que forma a humanização do Filho de Deus …” nos afecta a todos individualmente, pois em Jesus somos filhos muito amados, todos filhos e todos amados.”…
    Que o Senhor o abençoe e proteja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar