quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Os Dominicanos canadianos em Portugal ainda antes de chegarem

Em 1938 a revista dirigida pelos dominicanos portugueses “Rosa Mística”, no seu número de Dezembro, dava uma notícia sobre o apostolado intelectual dos padres dominicanos no Japão.
Nela se diz que os Padres de São Domingos do Canadá, encarregados há tempos da diocese japonesa de Sendai, fundaram aí um Secretariado da Imprensa Católica, através do qual prestam um grande serviço ao apostolado missionário.
No âmbito deste apostolado há quatro anos que publicam uma revista mensal ilustrada intitulada “Taimatsu”, que significa “O Facho”. Editada totalmente em japonês tinha passado a ter desde Janeiro deste mesmo ano de 1938 um suplemento em francês “Oriens”, “Oriente”.
A revista era dirigida pelo Padre Pouliot e redigida principalmente por M. José Naosuka Satow, e enquanto que a versão japonesa procurava dar a conhecer a marcha progressiva da Igreja Católica no Oriente, através de artigos cuidadosamente ilustrados e informações documentadas, a versão francesa visava dar a conhecer aos católicos europeus e americanos os resultados do trabalho missionário e algum conhecimento das belezas da cultura, história, arte e costumes do Japão.
Esta iniciativa dos dominicanos canadianos tinha sido aprovada e incentivada pelo bispo de Sendai, Monsenhor Lemieux, também ele dominicano, e elogiada pelo Mestre da Ordem o Padre Gillet aquando da sua passagem pelo Japão na visita canónica aos conventos do Oriente.
Concluindo a notícia é pedido aos leitores da “Rosa Mística” que roguem a Deus pela bênção deste apostolado numa terra que desde o primeiro momento da sua evangelização deu mártires à Igreja.
Quem transcreveu esta notícia para a “Rosa Mística” mal podia imaginar que passados dez anos, não só uma outra publicação dos frades portugueses iria assumir o nome da revista japonesa, “O Facho”, como estes mesmos dominicanos canadianos chegariam a Portugal para colaborar na almejada restauração da Província Portuguesa da Ordem de São Domingos e que ainda o mesmo Bispo Lemieux contribuiria grandemente para essa obra.

Face à existência no Arquivo Histórico Dominicano Português de fotografias do Convento de Sendai divulgamos esse fundo documental.
Convento de Sendai, fachada principal em 1940.
Convento de Sendai, fachada oriental em 1940.
Convento de Sendai, fachada ocidental em 1940.
Convento de Sendai visto do jardim em 1940.
Convento de Sendai visto do jardim com neve em 1940
Convento de Sendai, jardim com neve em 1940
Convento de Sendai, refeitório em 1940
Convento de Sendai, altar do coro em 1940
Convento de Sendai, coro dos frades em 1940
Convento de Sendai, claustro maior em 1940
Convento de Sendai, claustro menor em 1940



1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Foi com muito agrado que li o texto que partilha connosco sobre o apostolado missionário dos dominicanos no Japão e a presença aí de alguns Dominicanos Canadianos que posteriormente estiveram tão empenhados na restauração da Ordem dos Pregadores em Portugal.
    Obrigada pela partilha da notícia e do fundo documental do Convento de Sendai que apreciei na generalidade e nos detalhes.
    Fico a reflectir como o mundo a partir do momento em que o ser humano venceu as distâncias passou a ser global num ritmo diferente daquele que conhecemos hoje.
    Se me permite elogio-lhe o interesse, a dedicação, a forma como trabalha as notícias e como ilustra os textos, a partilha. Que bom para cada um de nós poder ler, observar e ficar a reflectir num passado, não como saudosismo, mas como gratidão, como reconhecimento do esforço empenhado, cheio de dificuldades para dar testemunho da Palavra de Deus.
    Que o Senhor o ilumine e proteja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar