domingo, 4 de março de 2012

Carta de D. José Alves Correia da Silva sobre o Mosteiro da Batalha

Continuamos a divulgação do espólio documental do Arquivo Histórico Dominicano Português e nesse sentido apresentamos hoje uma carta que o Bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, escreveu em Outubro de 1942 sobre a possível devolução do Mosteiro da Batalha aos dominicanos portugueses. É mais um documento para o dossier desse projecto nunca concretizado, bem como para o dossier da Escola Apostólica de Aldeia Nova, cujo princípio patrimonial foi uma propriedade deixada em testamento pelo Padre Abel de Faria.

Leiria, 29 de Outubro de 1942

Reverendíssimo Senhor
Retribuo os cumprimentos de Vossa Reverência. Deus o ajude e abençoe os seus trabalhos como representante da Ordem de São Domingos em Portugal.
Parece-me conveniente regular a situação jurídica da propriedade de Aldeia Nova.
Nada tenho a opor à entrega do Mosteiro da Batalha à Ordem de S. Domingos desde que tenham pessoal nas devidas condições. Auxiliarei no que puder.

Subscrevo-me
De Vossa Reverência
Servo em Jesus Cristo
+ José, Bispo de Leiria

Ilustração: Cópia digitalizada da Carta Original

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Obrigada pela partilha de mais um documento do Arquivo Histórico Dominicano Português: uma carta que o Bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, escreveu em Outubro de 1942 sobre a possível devolução do Mosteiro da Batalha aos dominicanos portugueses e assinalando igualmente a necessidade da regularização jurídica da propriedade de Aldeia Nova. Desejo que no acervo, possa encontrar, no futuro, o esclarecimento cabal das razões que explicam a não concretização do projecto.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei josé Carlos,

    Muito grata,pela partilha de mais um documento do Arquivo Histórico Dominicano.A bela Carta,de D.José Alves Correia da Silva,escrita nos anos de 1942, sobre a devolução do Mosteiro da Batalha aos dominicanos.Obrigada,Frei José Carlos,por este texto que partilhou connonco,gostei muito.Que o Senhor o proteja e o ilumine.Votos de um bom dia.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar