segunda-feira, 12 de março de 2012

Restauração da Província de Portugal da Ordem dos Pregadores a 11 de Março de 1962

Na continuação da notícia de ontem da celebração dos cinquenta anos da Província, aproveitamos para divulgar mais algum do espólio fotográfico desse acontecimento existente no Arquivo Histórico Dominicano Português.
Recepção do Mestre da Ordem Michael Browne à sua chegada a Fátima.
Da esquerda para a Direita: frei Alberto Vieira de costas, frei Reginaldo Américo, frei Esteban Gomez escondido pelo Mestre da Ordem e frei Louis Marie Sylvain.
Recepção ao Mestre da Ordem Michael Browne por parte dos estudantes e noviços.
Da esquerda para a direita: cabeça do frei Alberto Vieira, frei Ceslau Salmon?, frei Tomás Videira beijando a mão do Mestre da Ordem, estudantes por identificar e frei Louis Marie Sylvain apenas de hábito.
Acolhimento de alguns dos convidados para as cerimónias de Restauração.
Da esquerda para a direita: frei Ceslau Salmon?, frei Jerónimo Carneiro, frei luís Cerdeira apenas de hábito, frei Alberto Vieira, Arcebispo de Cizico, D. Francisco Rendeiro e jovem frade por identificar.
Mestre da Ordem discursando na Cerimónia de Profissão e Tomada de Hábito.
Da esquerda para a direita: mestre da Ordem, frade por identificar encostado à parede, Superioras das Dominicanas de Santa Catarina de Sena, Octávio Rabaçal Martins, frei Gabriel Andrade Gonçalves, frei Daniel Maria Coelho.
Prostração dos Candidatos à Profissão Religiosa e Tomada de Hábito
Da esquerda para a direita: prostrados no chão, Octávio Rabaçal Martins, frei Gabriel Andrade Gonçalves, frei Daniel Maria Coelho e sentado Mestre da Ordem Michael Browne.
Candidatos à Profissão Religiosa e Tomada de Hábito.
Da esquerda para a direita: Octávio Rabaçal Martins, frei Gabriel Andrade Gonçalves, frei Daniel Maria Coelho.
Profissão de frei Gabriel Andrade Gonçalves nas mãos do Mestre da Ordem
Da esquerda para a direita. Prior Provincial frei Louis Marie Sylvain, frei Gabriel de joelhos e frei Gonçalo Fernandes Canilho?
Profissão de frei Gabriel Andrade Gonçalves.
Da esquerda para a direita: frei Alberto Vieira, frei Gabriel de joelhos, frei Louis Marie Sylvain e frei Tomás Videira.
Profissão de frei Daniel Maria Coelho nas mãos do Mestre da Ordem.
Da esquerda para a direita: frei Alberto Vieira, frei Tomás Videira, frei Louis Marie Sylvain, Mestre da Ordem, frei Daniel Maria Coelho de joelhos, e frei Gonçalo Fernandes Canilho?
Tomada de Hábito de Octávio Rabaçal Martins.
Da esquerda para a direita: frei Daniel Maria Coelho, Octávio Rabaçal, frei Louis Marie Sylvain, Mestre da Ordem.
Tomada de Hábito de Octávio Rabaçal Martins. Vestição do Hábito
Octávio Rabaçal de joelhos, frei Louis Marie Sylvain vestindo o Hábito e Mestre da Ordem.
Tomada de Hábito de Octávio Rabaçal Martins. Colocação do capuz.
Octávio Rabaçal de joelhos, frei Louis Marie Sylvain colocando o capuz e Mestre da Ordem.
Tomada de Hábito de Octávio Rabaçal Martins. Abraço ao Mestre da Ordem.
Da esquerda para a direita: frei Alberto Vieira, frei Octávio Rabaçal e Mestre da Ordem.
Grupo coral dos irmãos.
Da esquerda para a direita. Frei José João Prucha, frade por identificar, frei Luís Custódio, seis frades por identificar até ao Vigário da Ordem frei Esteban Gomes, quatro frades por identificar até ao frei António Mendes de Oliveira, frei Joaquim Frango e candidato Manuel Medina.
Grupo Coral de joelhos.
Da esquerda para a direita: todos os frades da esquerda por identificar até ao frei Octávio Rabaçal que se encontra ao lado direito do frei Tomás Videira. Ao fundo junto à parede frei Esteban Gomez, seguido de mais frades jovens por identificar, e no canto direito da fotografia frei Luís Custódio e frei António Mendes de Oliveira.
Leitura do Evangelho na celebração da Eucaristia.
Da esquerda para a direita: acólitos por identificar, Mestre da Ordem junto ao altar, frei Louis Marie Sylvain lendo o Evangelho e frei Sebastian Tauzin, Provincial de Toulouse de diácono, e atrás dele frade por identificar.
Aspersão de água benta sobre os irmãos.
Ao centro, os celebrantes com o acólito e do lado direito da fotografia depois de alguns frades por identificar, frei António Mendes de Oliveira, frei Joaquim Frango, Manuel Medina e na fila de trás o pequeno José Maria Ribeiro Candoso.
Aspersão de água benta sobre os irmãos pelo Mestre da Ordem.
Da esquerda para a direita: frei Tomás Videira?, frei José João Prucha, frei Louis Marie Sylvain, Mestre da Ordem, frei Sebastian Tauzin de acólito e de costas, frei António Mendes de Oliveira, frei Joaquim Frango, Manuel Medina.
Assistência feminina às cerimónias.
Ao fundo no coro dos frades, na fila junto à parede, o primeiro é frei António Peixoto, e o quinto é frei Domingos Nunes Martins. Na fila da frente, e imediatamente a seguir às senhoras frei Gonçalo Fernandes Canilho?
Assistência às cerimónias. Grupo de convidados.
Na Primeira fila: D. Duarte Nuno, Bispo do Algarve D. Francisco Rendeiro, Arcebispo de Cizico D. Manuel Maria Ferreira da Silva e Bispo de Leiria D. João Pereira Venâncio.
Na segunda fila frei Louis Marie Sylvain e outros convidados.
Assistência às cerimónias com panorama do coro dos frades.
Na Primeira fila: D. Duarte Nuno, Bispo do Algarve D. Francisco Rendeiro, Arcebispo de Cizico D. Manuel Maria Ferreira da Silva e Bispo de Leiria D. João Pereira Venâncio.
Assistência às cerimónias da Restauração da Província.
Na Primeira fila: D. Duarte Nuno, Bispo do Algarve D. Francisco Rendeiro, Arcebispo de Cizico D. Manuel Maria Ferreira da Silva e Bispo de Leiria D. João Pereira Venâncio.
Nas filas posteriores convidados por identificar e entre eles o Vigário do Provincial dos Franciscanos, Provincial dos Carmelitas, representante do Superior dos Jesuítas e representantes das Casas Religiosas e Seminários de Fátima.
Conversa entre prelados no claustro do Convento
Pessoa de costas desconhecida, D. João Pereira Venâncio, Bispo de Leiria e D. Francisco Rendeiro, Bispo do Algarve.
Grupo em convívio no claustro do Convento.
D. Manuel Maria Ferreira da Silva, Arcebispo de Cizico, D. Duarte Nuno, frei Luís Cerdeira e Mestre da Ordem Michael Browne.
Dois convidados para as cerimónias da Restauração.
D. Manuel Maria Ferreira da Silva, Arcebispo de Cizico, e pessoa por identificar.
Grupo em conversa no claustro.
Frade por identificar, Bispo de Leiria D. João Pereira Venâncio, Bispo do Algarve D. Francisco Rendeiro, Arcebispo de Cizico D. Manuel Maria Ferreira da Silva.
Aspecto geral do refeitório durante o almoço.
Em primeiro plano Manuel Medina e na mesa seguinte todos por identificar.
Mesa do lado direito do refeitório durante o almoço de convívio.
Da esquerda para a direita: dois frades por identificar, frei João Domingos, outro frade por identificar, frei Domingos Nunes Martins, convidado por identificar, frei Aniceto Fernandez, frei Esteban Gomez, Arcebispo de Cizico e Mestre da Ordem. Convidados e frades por identificar e no primeiro plano frei Clemente de Oliveira.
Mesa do lado esquerdo do refeitório durante o almoço de convívio.
Da esquerda para a direita: frei Raul Rolo, frei Gil Alferes, três convidados, o Bispo de Leiria, D. Francisco Rendeiro, frei Louis Marie Sylvain, três por identificar, frei Lourenço da Rocha e frei António do Rosário.
Mesa do frei Tomás no refeitório durante o almoço de convívio.
Da esquerda para a direita: frade desconhecido, frei Estêvão Buu-Duong, vietnamita, frei Tomás Videira, frei Ceslau Salmon, frei Alberto Vieira, frei Gerard Reed?
Mesa da Presidência com o Mestre da Ordem
Frei Esteban Gomez, Arcebispo de Cizico, Mestre da Ordem Michael Browne.
Mesa da Presidência com o Prior Provincial frei Louis Marie Sylvain.
D. João Pereira Venâncio, Bispo de Leiria, D. Francisco Rendeiro, frei Louis Marie Sylvain.
Aspecto Geral do refeitório durante o almoço pela restauração da Província.
Aspecto geral do refeitório e da mesa dos estudantes.
Mestre da Ordem Michael Browne com frei Alberto Vieira e frei Louis Marie Sylvain apreciando a imagem de Nossa Senhora de Fátima oferecida pelo Bispo de Leiria D. João Pereira Venâncio ao Mestre da Ordem.
Procissão no santuário de Fátima com o Mestre da Ordem na tarde da restauração da Província.
Em primeiro plano frei Rogério Amorim e Mestre da Ordem Michael Browne seguido do Bispo de Leiria e Arcebispo de Cizico.
O Mestre da Ordem Michael Browne durante a procissão no Santuário de Fátima na tarde da restauração da Província.
Jantar do Mestre da Ordem no convento com D. Francisco Rendeiro e frei Louis Marie Sylvain servido por um frade não identificado.

PS: Qualquer informação no sentido da identificação dos presentes nestas fotografias e não identificados será bem vinda.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Apreciei muito a continuação da partilha de algumas dezenas de fotografias que ilustram a celebração da Restauração da Província de Portugal da Ordem dos Pregadores ocorrida em 11 de Março de 1962. As palavras são importantes e em muitas circunstâncias falam por si, mas sou de parecer que as fotografias, foram e serão sempre documentos, testemunhos que completam as palavras e ilustram de forma singular o momento de realização de qualquer acontecimento e revelam de forma especial a forma como os vivemos.
    Grata, Frei José Carlos, por esta interessante partilha. Elogio-lhe o interesse, a paciência, o entusiasmo com que partilha connosco todos estes momentos da História da Província. Bem-haja. Que o Senhor o abençoe e proteja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    P.S. Por lapso, não citei o livro donde extraíra a Oração “Segunda-feira ao Sol”. A mesma foi retirada de “ Um Deus Que Dança, Itinerários para a Oração, José Tolentino Mendonça, 2011”. Peço desculpa pelo facto, e apresento ao Padre José Tolentino, ao Frei José Carlos e a todos os seguidores do blog, as minhas desculpas. MJS

    ResponderEliminar