sábado, 10 de março de 2012

Chegada do Mestre da Ordem Michael Browne a Lisboa a 10 de Março de 1962


O jornal “Novidades” de 11 de Março de 1962 noticiava desta forma a chegada a Lisboa do Mestre da Ordem Michael Browne, faz hoje cinquenta anos, para presidir às cerimónias de restauração da Província de Portugal da Ordem dos Pregadores em Fátima.

A CHEGADA DO CARDEAL BROWNE
No avião da Canadian chegou ontem a Lisboa, procedente de Roma, o Cardeal Miguel Browne, preconizado para o Consistório marcado para o dia 19 do corrente pelo Papa João XXIII.
O Cardeal Browne, Mestre Geral da Ordem de São Domingos, desloca-se especialmente a Portugal para presidir ao solene e histórico acto da inauguração da Província de Portugal da Ordem Dominicana, que se realiza hoje, domingo, em Fátima, com a assistência de numerosas individualidades civis e religiosas.
O Cardeal Browne, que é de nacionalidade irlandesa, foi eleito Mestre Geral dos Dominicanos em 1955 e é nessa qualidade que nos visita, tendo seguido para o novo Convento Dominicano de São Tomás em Queluz. De tarde visitou a Nunciatura Apostólica, onde foi recebido pelo Cardeal Giovanni Pànico e esteve no Patriarcado a apresentar cumprimentos ao Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa D. Manuel Gonçalves Cerejeira, seguindo então para Fátima, ao fim da tarde.
No aeroporto, o Mestre Geral dos Dominicanos foi recebido por numerosas individualidades, entre as quais: Monsenhor Meile, em representação do Núncio Apostólico em Portugal; Arcebispo de Cizico; Bispo do Algarve; Padre Sylvain, Provincial dos Dominicanos em Portugal; Padre Rendeau, Provincial dos Dominicanos no Canadá; Conde Merillon, Camareiro de Capa e Espada do Papa João XXIII; numerosos sacerdotes e senhora da Ordem Terceira, etc., e ainda o Ministro da Irlanda em Portugal e o Vigário Geral da Ordem Dominicana em Roma; Monsenhor Ferreira da Silva, Secretário das obras Missionárias Pontifícias; Padre Alves Pereira em representação das Missões Franciscanas, etc.
O Cardeal Browne, falando à Imprensa e à Rádio, fez a seguinte declaração:
- No momento em que chego a esta grande terra portuguesa, onde tenho vindo diversas vezes, relembro as recordações felizes deste bom povo, das suas qualidades humanas, bondade e cortesia, ao mesmo tempo que quero recordar a sua grande história.
O Senhor Cardeal Browne, que recordou também a história da Ordem Dominicana em Portugal, acentuou depois a importância da cerimónia religiosa para a família dominicana, exaltando a propósito a “Grande Nação Portuguesa”, terminando por abençoar o povo português, o seu Governo, todos os sacerdotes, pastores e fiéis, tendo no final dirigido afectuosas palavras ao Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa, aos bispos e aos sacerdotes portugueses: “Peço a Deus bênçãos abundantes para o Povo da grande Nação Portuguesa”.

Ilustrações: Fotografia do Mestre da Ordem frei Michael Browne, e Digitalização da Página do Jornal “Novidades” com a notícia.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Fico muito satisfeita ao ler a partilha da notícia da chegada a Lisboa do Mestre da Ordem Michael Browne para presidir às cerimónias de Restauração da Província de Portugal da Ordem dos Pregadores em Fátima, publicada pelo jornal “Novidades”, em 11 de Março de 1962. Meio século decorreu e certamente muitos balanços foram feitos.
    Peçamos a São Domingos de Gusmão que interceda junto do Pai para que surjam novas vocações e que a sua acção Pregadora seja uma lufada de ar fresco na vida portuguesa.
    Bem-haja , Frei José Carlos, pela partilha desta informação tão relevante para a história da Ordem Dominicana em Portugal.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei josé Carlos,

    Muito grata, pela excelente partilha com que nos presentiou.O jornal "Novidades" de 11 de Março de 1962.A chegada do Mestre da Ordem Michael Browne a Lisboa.A foto com que ilustrou este belo texto, espectacular, esta maravilhosa partilha para a continuação da história da Ordem Dominicana em Portugal.Obrigada, Frei José Carlos,por nos enriquecer com todas estas novidades da Província Portuguesa.Votos de uma boa semana.
    Que o Senhor o ilumine e o proteja.Bem-haja,Frei José Carlos.Um bom domingo.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar