sábado, 17 de março de 2012

Frei Carlos Manuel Furtado dos Santos (1961-2012)

É com uma grande tristeza que escrevemos este texto, neste ambiente de comemoração do aniversário da Restauração da Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores em Portugal, pois perdemos hoje num aparatoso acidente de automóvel um dos nossos irmãos, frei Carlos Furtado, alguém de quem ainda se esperava muito.
Há uma semana atrás recebeu-nos com imensa alegria no Convento de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, do qual era Prior desde Outubro passado, para ali comemorarmos o cinquentenário da Restauração da Província. Hoje recebeu-o o Pai celeste nos seus braços, após um acidente de automóvel quando se dirigia para casa da família.

Frei Carlos Manuel Furtado dos Santos nasceu no dia 1 de Janeiro de 1961 em Alvaiázare, diocese de Coimbra, filho de Higino dos Santos e de Cecília da Conceição Furtado.
Entrou na Ordem dos Pregadores em 1996, tendo feito o Noviciado no ano lectivo de 1996/1997 em Sevilha, e professou a 5 de Outubro de 1997 na companhia de frei José Manuel Correia Fernandes e frei Herlânder Joaquim Pala Alves Meda Limão. Professou solenemente a 5 de Outubro de 2000.
Realizou os estudos teológicos na Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Lisboa e foi ordenado de presbítero pelo Cardeal Patriarca de Lisboa a 1 de Dezembro de 2002 no Mosteiro dos Jerónimos.
Enquanto estudante de teologia residiu no Convento de São Domingos de Lisboa, passando depois da ordenação de diácono a residir no Convento de Fátima. Desde o seu tempo de estudante esteve sempre ligado à pastoral juvenil, tendo ocupado nos últimos anos o cargo de responsável pela Pastoral Juvenil e Vocacional da Província Dominicana Portuguesa e colaborado nesta área no conjunto da Família Dominicana.
Entre 2001 e 2005 foi membro do Conselho Provincial durante o governo de frei Miguel dos Santos e desde Outubro passado era Prior do Convento de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, do qual também já tinha sido Ecónomo.
Hoje, 17 de Março de 2012, ao fazer uma das suas já habituais visitas semanais a casa dos pais, por quem nutria um grande carinho e respeito, foi o Senhor servido chamá-lo para a sua companhia. Partilhando da glória do Pai pedimos que o seu trabalho em prol das vocações e juventude dominicanas seja agora recompensado.

Ilustração: Frei Carlos Furtado nas comemorações da Restauração da Província a 11 de Março de 2012 no Convento de Fátima.

58 comentários:

  1. lamento a perda de um grande homem que tinha o dom da palavra

    ResponderEliminar
  2. rezo pelo descanso eterno do Frei Carlos, que Ele como grão de trigo caido à terra, vos alcance do céu muitas vocações.

    p.s. - Alvaiazere é diocese de coimbra e não de Leiria, como se refere na nota histórica.

    ResponderEliminar
  3. É com enorme pesar que aqui deixo as minhas sentidas homenagens e de toda a minha familia pelo trágico desaparecimento deste GRANDE HOMEM,CARLOS FURTADO , nunca te esqueceremos.

    Familia José vaz
    TERCENA

    ResponderEliminar
  4. Frei José Carlos,

    Como nos diz, no ambiente de comemoração do aniversário da Restauração da Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores em Portugal, os dominicanos perderam prematuramente um dos seus irmãos: Frei Carlos Furtado, Prior do Convento de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
    Permito-me recordar, uma frase profunda e bela que o Frei José Carlos, escreveu nestas circunstâncias … “Somos uma gota de água que rapidamente se evapora e se perde e encontra na imensidão do oceano divino.”
    
“Que o Senhor receba o Frei Carlos Furtado no Seu coração e aí permaneça para sempre”.

    Neste momento de profunda tristeza, as minhas sentidas condolências aos dominicanos, à família e a todos aqueles que tiveram a oportunidade de privar com Frei Carlos Furtado.
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  5. Grande amigo! Um anjo que nos vai acompanhar sempre.

    ResponderEliminar
  6. Grande amigo, colega e camarada.
    Deus terá um lugar cativo para ti.
    Eterna saudade.

    ResponderEliminar
  7. Meu querido e grande Amigo!
    Conhecemo-nos tinha eu 10 anos, quando foste meu monitor de ATL. Quantas vezes nos rimos a recordar esses tempos e as dores de cabeça que te dei :).
    Na minha fase da adolescência, com o teu dom da palavra e a paixão que tinhas por Jesus Cristo, conseguiste cativar-me e também eu apaixonar-me por Ele.
    Como professor, agradeço o teu rigor e exigência.
    Obrigada Carlos pela nossa grande amizade!
    Tu foste e serás sempre o meu "irmão mais velho".

    ResponderEliminar
  8. Júlio da Silva Lemos18 de março de 2012 às 03:40

    Um irmão que reencontrei ao fim de alguns anos… com o qual partilhei a grande entrega pelos jovens do nosso tempo, partilhando os seus sonhos e desejos na procura da felicidade sobre a luz da fé e do amor*

    ResponderEliminar
  9. A perda de um homem único. Deixa rasto, memória, exemplo, a amizade... e a tristeza profunda em quem continua a peregrinação que ele tornou mais fácil e mais consciente. E continua, estou certo!

    ResponderEliminar
  10. Fernando Rua- Lisboa18 de março de 2012 às 09:14

    Um Bom amigo. Uma grande perda para todos mas fica a consolação e o conforto de cada minutinho que cada um teve a oportunidade privar com o Frei Carlos. Guardo para sempre o seu sorriso, o amor à juventude e a Jesus Cristo. Que descanse em paz na eternidade!

    ResponderEliminar
  11. Filomena Antunes Tercena18 de março de 2012 às 09:36

    Nao tenho palavras para este ate ja , so um obrigado por tudo.

    ResponderEliminar
  12. Pierdo a un gran amigo, una gran persona y un hermano. Siento que mi corazon se rompe con esta noticia. Carlos era alguien muy espacial para mi. Juntos hicimos el noviciado y de el aprendi mucho. Carlos ayudanos desde el cielo

    ResponderEliminar
  13. Deus que acolhe no Céu seja a plena recompensa por tanto bem dedicado a Igreja e muito especial a Familia Blasiana.

    ResponderEliminar
  14. Obrigada Frei Carlos Furtado, por toda a alegria e confiança de Cristo ressuscitado, que sempre soubeste transmitir a todos os jovens que se cruzavam no quatidiano da vida, em especial por nós jovens da Escola ASAS, que tanto aprenderam contigo os valores Cristãos e Sociais. Hoje junto do Pai Misericordioso vela e reza por todos nós jovens.
    Até um dia....

    ResponderEliminar
  15. Frei Carlos Furtado, obrigada pela sua presença alegre, pelo testemunho, pela amizade. Na certeza de que O Pai de Misericórdia já o recebeu nos Seus braços e o recompensa por todo o bem realizado, confiamos todos os jovens por quem, com tanta alegria, deu a vida... Entre eles, confio a Juventude Blasiana. Até sempre, Frei Carlos

    ResponderEliminar
  16. Frei Carlos Furtado, obrigado por tudo. A Paz do Senhor esteja consigo.Pedro Sérgio - Setúbal.

    ResponderEliminar
  17. Numa altura mais negra da minha vida, tive o prazer de conhecer o amigo Carlos Furtado Na comunidade de Sta. Zita, e com as seu sorriso e palavras doces que me ajudou nessa tal fase. Obrigado Frei Carlos pelo teu carinho e amizade que sempre destes em troca de quase nada, apesar de tudo nunca te esqueci e nunca te esquecerei. Até sempre. Paulo Pereira

    ResponderEliminar
  18. Onde podemos saber onde e quando será o funeral deste grande amigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Através do site: http://www.fra.pt/fra.html, no separador "necrologia". A todos um obrigado pelo carinho das palavras...

      Eliminar
  19. Mais uma estrela no céu a brilhar... grande professor...até sempre Ines Ribeiro Carvalho

    ResponderEliminar
  20. Frei Carlos, um até breve! no Céu continua a interceder por nós...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caritas Christi está unida à dor da tua família e a todos os Dominicanos.

      Eliminar
    2. Enquanto os nossos amigos vivem, podemos não ter bem a noção de quanto os amamos e precisamos deles. Mas quando chega a hora da partida de algum, ficamos a saber quão importante foi para nós.
      Ao Frei Carlos Furtado a homenagem de gratidão da Escola Profissional ASAS na qual foi grande colaborador e amigo.
      Que o Senhor o recompense de todo o bem que praticou, dando-lhe a eterna felicidade.
      Paz à sua alma.
      A Direcção da Escola ASAS - Fundação Monsenhor Alves Brás

      Eliminar
  21. Horrivel sentir a dor de perder alguém tão especial como o frei Carlos ele é único, tantos conselhos, tanto carinho , amor, ternura e calor que ele ainda tinha para dar a todos nós...

    Sem palavras para descrever esta perda.foi ele que nos deu a benção no dia 19/06/2010 no nosso casamento e tanto que eu queria que fosse ele a baptizar nosso rebentinho e já não vai poder acontecer:(

    Estamos com a familia do frei Carlos neste sofrimento tão grande.

    ResponderEliminar
  22. Frei José Carlos,

    Neste ambiente de comemoração do aniversário da Restauração da Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores em Portugal,pois Deus chamou para junto de Si, o nosso irmão dominicano o Frei Carlos Furtado.Não há palavras neste momento de tristeza e dor,pela perda ddo Frei Carlos Furtado,que tanto deu e tinha para dar aos jovens,o seu Testemunho e vivência de Jesus Cristo.
    As nossas sentidas condolências a todos os Dominicanos.A ilustração magnífica-traduz bem o seu sorriso,para todos os que mais de perto conviveram com Frei Carlos Furtado.O Senhor já o recebeu em seus braços.Que sua alma descanse em paz.Nunca esqueceremos o seu belo sorriso.
    AD

    ResponderEliminar
  23. Só estive com este Sr. uma vez, há poucas semanas, não mais do que 2 a 3 minutos, tempo para uma curta conversa sobre as suas simples funções na casa. Apresentou-se de forma muito simples. "Olá, eu sou o Frei Carlos. Sejam bem vindos a minha casa." Depois explicou-nos as suas funções na casa: "... cozinho para todos..." A minha filha mais velha ficou lá em casa o fim de semana junto com outro/as da idade dela. E vinha radiante com ele e com tudo o que se passou por lá nesse fim de semana.
    Curiosamente a "imagem" deste Sr. e da sua simplicidade não me saiu da ideia nestas semanas.
    Que fique em paz e que a alegria que vi nos olhos dele tenha contagiado e continue a contagiar muita gente.

    ResponderEliminar
  24. Carlos, permite-me chamar-te assim pois é assim que te recordo desde a infância com o nosso "GEC"- Grupo Estudantil de Cabaços - e as aventuras das férias de Verão sempre passadas em convívio por ti animado, na preparação das "Tardes de Variedades" nas Festas de Cabaços, animadas pelo nosso Grupo... Quanta saudade!! Até a tocar viola, foste tu que me ensinaste!
    Depois disso tanta coisa que ainda vivemos em comum...
    E de todas a mais especial, o Batismo da pequena Maria Joana!
    Por tudo, muito obrigada!
    Quanto doi a despedida!
    Descansa em paz!

    ResponderEliminar
  25. partiu para o ceu,mas ficara para sempre na nossa memoria e principalmente no coraçao de quem pode conviver com ele.ate sempre nosso frei carlos.

    ResponderEliminar
  26. Carlos, que saudades...e voltar a saber de ti desta forma tão trágica deixou o meu coração tão apertado e tão pequenino... Obrigado por teres feito parte das melhores e mais felizes recordações da minha infância...jamais esquecerei o teu sorriso, a tua alegria de viver! Um beijinho e um Abraço muito apertado daqui até ao céu. Rita.

    ResponderEliminar
  27. Adeus Carlos, meu bom amigo confirmado em tempos de angústia e solidão. Nunca serás esquecido.
    Até à vista se Deus quiser.

    ResponderEliminar
  28. Meu querido amigo Carlos. Como recordo os tempos em que eras baterista no Lago Azul... na catequese, na escola, nas festas de Pussos e dos Cabaços. Tempos que não voltam. Partiste cedo com tanto para fazer aqui junto de nós. Bem hajas amigo. Até um dia.

    ResponderEliminar
  29. Frei Carlos

    Foi com grande tristeza e amargura no coração, que recebi ontem a triste noticia, da tua partida para o paraíso.
    Poucas foram as vezes que me senti tão triste e desamparado... ontem foi um dia para esquecer.
    Lembro-me de um dia em que me perguntaste se sou feliz, e hoje te digo: Sou feliz, porque da minha vida, fazem e fizeram parte pessoas como tu.
    Ao longo dos tempos, esta dor irá estar mais difundida, mas permanecerá tão transparente e clara como a imagem do teu sorriso e o calor do teu abraço.

    Em nomes dos grupo de jovens do Bairro 6 de Maio, um grande e profundo OBRIGADO por nos teres animado durante estes anos e por teres feito de nós, jovens Dominicanos e acima de tudo Felizes.
    OBRIGADO por nos teres mostrado o caminho da felicidade, da simplicidade e "dominicanidade" entre jovens.
    Que Deus te abençoe no teu novo mundo e que seja tão lindo como sempre fizes-te com que esse fosse para nós.

    Em crioulo quando alguém parte para o paraíso dizemos: Deus ta dal iternu discansu.

    É com muita dor no coração e num dos dias mais tristes da minha vida que digo: Descansa em Paz.

    José Maria Lopes e Família

    ResponderEliminar
  30. Frei Carlos Furtado, obrigado por tudo. A Paz do Senhor esteja consigo.Até um dia.

    ResponderEliminar
  31. Frei Carlos guardarei para sempre o seu sorriso a alegria que emanava e que a todos contagiava... o amor a Deus e a Nossa Senhora, a sua simplicidade...

    Obrigado por tudo, descanse em paz junto do Pai do Céu! Até sempre...

    ResponderEliminar
  32. No llores si me amas...
    Si concieras el Don de Dios y lo que es el cielo!
    Si supieras oir el cántico de los Angeles y verme en medio de ellos!
    Si por un instante pudieras contemplar como yo la belleza, ante la cual las bellezas palidecen!
    ¿Me has amado en el país de las sombras y no te resignas a verme en el de las inmutables realidades?
    Créeme, cuando llegue el día que Dios ha fijado y tu alma venga a este Cielo en que te ha precedido la mía, volverás a ver a aquel que siempre te ama y encontrarás un corazón con todas las ternuras purificadas.
    Transfigurado, feliz, no esperando la muerte sino avanzando contigo por los senderos de la luz.
    Enjuga tu llanto y no llores si me amas.
    No te dejes abatir por la pena y mira más bien la vida que empiezo y no la que he concluido. (San Agustín)

    Gracias, Carlos, por la ternura con la que has vivido y has predicado al Dios del Amor.

    ResponderEliminar
  33. Com ele aprendi que nem tudo está perdido...

    obrigada por tudo o que fez por nós...

    ResponderEliminar
  34. Carlos, recordo com saudade os tempos em que trabalhámos juntos nos projetos em que acreditamos. Sempre admirei o teu empenho no que fazias. É trite ver-te partir quando ainda tanta gente precisava do teu conselho e da tua alegria, mas os Grandes homens Deus os leva para Si!
    Os teus conselhos,a tua alegria e amor a Deus, permanecerão para sempre na minha memória e sobretudo no meu coração! Que o Deus por quem nos apaixonámos e a Quem nos entregámos te recompense. Noémia Coelho

    ResponderEliminar
  35. Foi com grande angustia que soube da notícia do teu desaparecimento. Adeus até um dia. Recordo com saudade os nossos tempo de infância nas festas de Cabaços e Pussos.
    Isabel Alves

    ResponderEliminar
  36. É com uma grande tristeza humana que soubemos que o Carlos fez a sua viagem rumo à eternidade num aparatoso acidente de automóvel... assim acreditamos.

    Seja o Carlos teu familiar, colega de escola, de faculdade ou de um Rancho Foclórico; tenham estado contigo num dos vários Grupos de Jovens onde foi Membro, Animador ou Responsável; Educador, Professor, Director, Irmão, Frade, Assistente Espiritual, Padre ou Prior - tudo isso ele é, mas sobretudo é o Amigo que todos gostamos de ter.
    Alguem conseguiu ficar na mesma depois de conhecer o Carlos?

    Com apenas 51 anos ainda se esperava muito...
    Com Fé acreditamos que estes "poucos anos" da sua vida na terra "foram suficientes" para o preparar para a eternidade... como a vida de muitos outros "servos de Deus" que Ele, na lógica humana, chamou prematuramente, inclusivé o Seu próprio Filho muito amado...

    Ouvi o Carlos repetir várias vezes que "podia partir amanhã: estava sempre preparado"... Também gostaria de poder dizer o mesmo... e de poder fazer um pouco do que ainda não foi feito...
    Alinhas ?

    > Deixo um canto, in memoriam. CREIO que, no coração de Deus, o nosso amigo descansa.
    Palestrina - Super flumina Babylonis, Motet performed by Westminster Cathedral Choir
    http://www.youtube.com/watch?v=sUp-EgsqZnw

    > E uma pequena homenagem que o Andre colocou
    http://www.youtube.com/user/AndreMachado87?feature=watch

    ResponderEliminar
  37. Um grande abraço à Ordem Dominicana.
    Estou convosco sempre mas especialmente nesta hora de perda do "nosso" Frei Carlos.
    São nestes momentos que sinto que a Vida é uma verdadeira passagem e que de facto a musica é melodia essencial para qualquer transição...
    Filomena

    ResponderEliminar
  38. ate sempre amigo nunca o esqueci, essa força da natureza que despertava a fe de todos, fui uma privilegiada de o ter conhecido ... ate um dia amigo. Teresa Barbosa

    ResponderEliminar
  39. Frei Carlos Furtado

    Um grande HOMEM... um grande AMIGO...um grande PROFESSOR (de folclore)...que sempre nos apoiou, ajudou e que tinha sempre um sorriso amigo e uma palavra de apoio...
    Será para sempre recordado...nunca esquecido....
    E com a certeza de que mesmo "longe" nunca deixará de olhar por nós...
    Para sempre com saudade e carinho

    ResponderEliminar
  40. Amigo de todas as horas!
    Com pesar que recebo essa noticia ao mesmo tempo que volto-se para o ceu e agradeco a graca de ter convivido e feito uma experiencia valorosa do amor de Deus e de N.S. de Fatima atravez desse homem de Deus. Quero agradecer tambem em nome da Comunidade Cancao Nova que viveu momentos de graca na presenca desse amigo que agora sera para nos um intercessor junto a Cristo.
    Grande abraco a toda familia Dominicana e aos jovens da Mensagem de Fatima!
    Deus abencoe muito!

    ResponderEliminar
  41. Nunca te esqueci. E nunca te vou esquecer. OBRIGADA pelo que nos deste. Que o Senhor que tanto amas-te aqui receba as preces que agora lhe envias de todos nós que contigo estivemos. Ajuda-me a mostrar JESUS com amor como tu me mostraste. Um abraço em Cristo

    ResponderEliminar
  42. Padre Carlos, ficaram muitas coisas por nos dizermos um ao outro. Como seu aluno que fui sempre o amei mesmo muito, sempre o respeitei, tentei sempre trata-lo da melhor forma possivel, ficou por dizer um eterno obrigado ...

    ResponderEliminar
  43. Quando recebi a noticia, pensei logo que seria um engano, pois uma pessoa como Tu nunca poderia partir... Mas agora com a confirmação vejo, que partiste, mas o Teu percurso continuará sempre, pois os teus ensinamentos ficaram. Deixas-te a Tua motivação e a Fé. Ensinaste-nos a aceitar a vida a cantar, acredito que a despedida será assim, como gostavas de demonstrar-nos a VIDA.
    Jesus recebeu-te de braços abertos, e sei que olharas por todos nós.
    Até sempre.

    ResponderEliminar
  44. Tão breve foi a tua passagem na minha vida e no entanto inesquecível, fica a tua memoria a alegria e o amor. Ate logo, dançaremos uma proxima vez que nos virmos.

    ResponderEliminar
  45. Não tenho palavras para expressar a dor da tua perda, grande amigo e grande colega. apesar da tua passagem por este mundo não ter sido longa foi extraordinário o exemplo de vida que me deste. obrigado

    ResponderEliminar
  46. Frei José Carlos,

    As tecnologias de informação são um meio importante quando utilizadas para o bem e representam uma outra forma de serviço ao outro. O texto que escreveu a comunicar a morte trágica de Frei Carlos Furtado e a breve resenha biográfica que traçou deu oportunidade a um conjunto muito diversificado de pessoas que tiveram o privilégio de privar com o mesmo de manifestar a sua dor e revelar o ser, a alma, a alegria, o serviço ao próximo que demonstrou ao longo da vida. Simultaneamente permitiu que muitos de nós tivéssemos a oportunidade de conhecer um pouco deste grande dominicano que continuará a ser lembrado por todos.
    Bem-haja. Um grande obrigada.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  47. Frei Carlos nunca esquecerei aquele nosso reencontro no metro do Porto que transformou depois noutro ainda mais belos com todas aquelas familias e jovens em S.Martinho do Campo! foi muito belo aqueles dias connosco, uma presença de Deus entre nós, obrigada! Fica no meu coração para sempre o seu sorriso, a sua pedagogia tão gentil e tão humana! Bem-haja.
    De Timor envio um abraço à familia dominicana e à familia do Frei Carlos!
    Vele por nós junto de Deus!
    até sempre. ir.Cristina Macrino

    ResponderEliminar
  48. Frei Carlos, hoje foi o último dia que esteve presente (fisicamente) entre nós estes últimos dias,dias com muita dor, mas fiquei (feliz)foi um adeus lindo e especial, pois só poderia ser assim quando se trata de uma pessoa linda e especial, aqueles jovens fizeram-nos relembrar as celebrações que o Frei Carlos fazia, foram excelentes, proporcionaram momentos de algum conforto quando a situação era de grande sofrimento.
    Guardo no meu coração o beijinho que lhe dei na face e UMA pequena pétala que retirei da Gerebera que o acompanhou nesta viagem, essa irei guardar na minha carteira para que possa ver e me confortar nos momentos menos bons que tenha na minha vida.
    Muito coragem a estes pais,irmão, cunhada, sobrinhas e restantes familiares.
    Beijinhos Frei Carlos
    Até um dia!

    ResponderEliminar
  49. Frei Carlos, obrigada por tudo aquilo que me ensinaste ao longo de todos estes anos. Contigo cresci na fé, na esperança...
    Nunca te esquecerei.
    Até sempre. Vela por todos nós, junto do Pai.

    ResponderEliminar
  50. Grupo de Jovens Sol do Meu Ser - Pussos30 de março de 2012 às 23:22

    Para ti Carlos!

    Após a tua partida, o Teu grupo, o Meu grupo, o Nosso grupo, já sente falta da tua palavra, do teu sorriso, do teu telefonema... Como dirias "os meus caxopos estão crescidos!" Como seria o nosso crescimento sem ti? Seriamos as pessoas que somos hoje? As pessoas que ensinaste a crescer? Que ralhas-te no momento certo? Que acarinhas-te e elogiaste na altura certa? Hoje sim, fomos somos e seremos sempre os teus meninos! Os meninos do teu grupo, aquele grupo que começou pequenino com 6 elementos numa ida a Aveiro e que hoje já conta ao longo destes anos com a passagem de mais de 30 jovens! Sim estes jovens que só marcam a sua presença, porque tu estiveste/estás lá! Obrigado por tudo o que somos! Foste, És e Serás Tu que nos guia e ilumina no nosso caminho e no nosso coração! Para Ti, deixamos um pequenino texto com palavras belas e sábias com que muitas vezes nos falaste!

    “Vem luz da minha vida Sol do Meu Ser”
    O tempo passará mas nunca apagará a luz que nos ofereceste com as tuas palavras e gestos... Iluminaste as nossas vidas e inflamaste com estrelas os nossos corações. Obrigada, para sempre!

    Beijinhos e Abraços de Saudade dos teus caxopos!
    Grupo de Jovens Sol do Meu Ser - Pussos

    ResponderEliminar
  51. Nunca te esqueci....nem esquecerei!
    José Pedro

    ResponderEliminar
  52. Partilhámos a Juventude, a Amizade, a Alegria, a Felicidade e os segredos.
    Seguimos por caminhos diferentes mas nunca nos perdemos.
    O tempo passou a correr e agora que tinha ído á tua procura, para saber de ti, tinhas partido há cerca de dois meses, não sei para onde, mas sei que te encontrarei lá um dia!
    Apesar de tudo estou feliz por te ter conhecido mas também porque fiquei com uma parte de ti no coração!
    José Pedro dos Santos Alves

    ResponderEliminar
  53. 17 de Setembro de 2012
    Partiste há 6 meses mas estive hoje contigo na Igreja do Convento de S. Domingos em lisboa.
    Estarás sempre comigo em todo o lado!
    Até sempre.
    José Pedro

    ResponderEliminar
  54. Fui ver fotos de carnaval de quando trabalhei em Tercena. Vi-te Carlos e Pensei...Há tanto tempo que não sei nada dele! A distância e a vida separou-nos. soube entretanto que eras Frei Carlos Furtado e não me admirei, o Carlos que eu conhecia só se podia entregar a Deus no serviço e no amor aos outros! Resolvi procurar-te no Facebook, não estavas! Fui ao Google e entrei em choque! Há quase dois anos que estás junto de Deus, certamente também velando por mim. Foste e és um sorriso, um amigo, um colega, um exemplo de vida e de amor ao trabalho e às crianças com quem trabalhava-mos. Também eu estou feliz por te ter conhecido e peço-te que de lá, onde te encontras, de junto de Deus, continues a ser uma luz no meu caminho profissional e espiritual. Estarás sempre no meu coração e lembrar-te-ei sempre com um sorriso.
    Carmo Fernandes

    ResponderEliminar
  55. Soube em 2007 que eras frei, por altura do meu casamento. Achei que assentava na perfeição.
    Há pouco tempo lembrei-me de ti, pela altura em que o meu filho entrou no infantário. Tem um educador. Tal como eu tive no ATL - tu! Foste fantástico! Educador, professor de folclore, amigo... alguém impossível de esquecer!!!
    Hoje chorei. Só hoje soube que estás a zelar por nós num sítio diferente. Estou triste, porque é uma grande perda para todos os que se encontraram contigo e para aqueles que não terão a sorte de o poder fazer.
    Obrigada por tudo o que fizeste por mim, por teres tido um papel na pessoa que sou hoje. Nunca te esquecerei...

    ResponderEliminar