quinta-feira, 1 de março de 2012

Pedi e dar-se-vos-á (Mt 7,7)

Podemos e devemos interrogar-nos como uma coisa tão simples se tornou tão complicada. A recomendação de Jesus é que peçamos, que procuremos, uma vez que se o fizermos alcançaremos o que pedimos ou buscamos. E contudo nós deixamo-nos ficar, cruzamos os braços ou calamos o pedido que grita em nosso coração.
Jesus diz-nos que é suficiente pedir, se o fizermos a nossa demanda e pedido serão atendidos, e portanto devemos acreditar, viver nessa santa ousadia, com essa confiança.
Uma confiança e ousadia que assentam na certeza da experiência de que Deus nos concede coisas boas, ainda que muitas vezes não sejam aquelas coisas que lhe pedimos. Uma confiança que radica na própria bondade de Deus e portanto nada nos poderá ser concedido que não tenha essa fonte, que não seja uma sua manifestação.
Há no entanto uma contrapartida que nos é exigida, a manifestação da mesma bondade de Deus, da qual esperamos a resposta, na bondade que desenvolvemos com aqueles que vivem connosco e partilham o nosso dia a dia.
Por isso Jesus nos diz que devemos procurar fazer aos outros, responder aos pedidos dos outros, da mesma forma que esperamos que nos seja feito, ou seja, se esperamos a boa resposta de Deus também nós devemos responder amavelmente àqueles que nos interpelam, que nos solicitam.
Que o Senhor Jesus nos ilumine e fortaleça na resposta de bondade e misericórdia para dessa forma podermos alcançar a bondade e misericórdia do mesmo Senhor a que recorremos aflitos de socorro.

Ilutração: “Oração”, de Johann Georg Meyer von Bremen.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Bem-haja por nos salientar que ...” Jesus nos diz que devemos procurar fazer aos outros, responder aos pedidos dos outros, da mesma forma que esperamos que nos seja feito”…
    Grata, Frei José Carlos, por nos exortar a acreditar, a viver e confiar …” na própria bondade de Deus e portanto nada nos poderá ser concedido que não tenha essa fonte, que não seja uma sua manifestação.”…
    Façamos nossas as palavras de Frei José Carlos e peçamos ao ”Senhor Jesus que nos ilumine e fortaleça na resposta de bondade e misericórdia para dessa forma podermos alcançar a bondade e misericórdia do mesmo Senhor a que recorremos aflitos de socorro.”
    Obrigada, Frei José Carlos, pela partilha da Meditação, simples e profunda, que nos encoraja a acreditar que ultrapassaremos com a bondade e misericórdia do Senhor as nossas dificuldades. Que o Senhor o ilumine e proteja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Agradeço-lhe este belo texto que propôs para a nossa reflecção deste dia.Muito profundo e que nos encoraja e nos dá força,para prosseguir este caminho de conversão e mudança de vida.Como nos diz o Frei José Carlos,que o Senhor nos ilumine e nos fortaleça na resposta de bondade e misericórdia,para dessa forma podermos alcançar a bondade e misericórdia do mesmo Senhor a que recorremos aflitos de socorro.Gostei muito desta Meditação,profunda e muito reconfortante.Obrigada,Frei José Carlos,pelas suas palavras imprescindíveis,que nos ajudam neste caminho de conversão.Desejo-lhe um bom dia.Que o Senhor o ilumine e o proteja.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar