quarta-feira, 14 de março de 2012

Notícia da Restauração da Província Dominicana Portuguesa no jornal “O Século”

No âmbito da comemoração dos cinquenta anos de restauração da Província de Portugal da Ordem dos Pregadores, e da divulgação do espólio do Arquivo Histórico Dominicano Português, apresentamos hoje os recortes da notícia publicada a 11 de Março de 1962, no jornal “O Século”, sobre a restauração da Província. A fotografia que ilustra a notícia diz respeito ao encontro do Mestre da Ordem, futuro Cardeal, Michael Browne com o Cardeal Patriarca de Lisboa D. Manuel Gonçalves Cerejeira.

O FUTURO CARDEAL MIGUEL BROWNE QUE SE AVISTOU COM S.E. O CARDEAL PATRIARCA PRESIDE HOJE, EM FÁTIMA, À INAUGURAÇÃO OFICIAL DA PROVÍNCIA DOMINICANA PORTUGUESA
Vindo de Roma, chegou ontem por via aérea a Lisboa o reverendo Miguel Browne, Mestre Geral da Ordem de São Domingos, que vai ser elevado ao cardinalato, conforme noticiámos, no próximo Consistório por Sua Santidade o Papa João XXIII, e que se deslocou ao nosso País a fim de presidir à inauguração solene da Província Dominicana Portuguesa, que se realiza hoje em Fátima.
O reverendo Miguel Browne, de nacionalidade irlandesa, que vem acompanhado do seu secretário, reverendo Gomez, era aguardado, no aeroporto, por numerosas individualidades, entre as quais Monsenhor Adriano Meile, representante do senhor Núncio Apostólico, e os senhores ministros da Irlanda, Arcebispo de Cizico, Bispo do Algarve e Conde de Merillon, Camareiro de Capa e Espada do Sumo Pontífice; Monsenhor Ferreira da Silva e os reverendos Vigário Geral da Ordem Dominicana em Roma, Sylvain e Rondeau, respectivamente, Provinciais da mesma Ordem em Portugal e no Canadá, e Alves Pereira em representação das missões franciscanas.
Ao falar aos representantes da imprensa e da rádio, o futuro purpurado, depois de confessar a sua satisfação por se encontrar mais uma vez no nosso país, que muito admira, recordou a história da Ordem de São Domingos em Portugal e enalteceu o significado da cerimónia marcada para hoje, em Fátima. E, a concluir, fez o elogio de Sua Eminência o Cardeal Patriarca, do episcopado e do clero português e pediu “a Deus bênçãos abundantes para o povo da grande Nação Portuguesa”.
Após haver estado no novo convento dominicano de São Tomás, em Queluz, o novo membro do Sacro Colégio esteve no Paço Patriarcal e na Nunciatura Apostólica, a apresentar cumprimentos, respectivamente aos senhores D. Manuel Gonçalves Cerejeira e D. João Panico, com os quais conversou demoradamente.
O reverendo Miguel Bowne, que seguiu depois para Fátima, donde deve regressar hoje à tarde, parte amanhã para Roma.
As cerimónias de hoje, em Fátima
O programa das cerimónias de hoje, em Fátima, é o seguinte: às 11, leitura dos documentos relativos à restauração da Província Dominicana em Portugal e nomeação do novo Provincial; às 12, Missa solene, no convento dominicano, celebrada pelo futuro Cardeal Browne, e às 14 a comunidade dos dominicanos cantará solenes “Vésperas” sob a presidência do mesmo futuro purpurado, que dará o hábito dominicano ao senhor engenheiro Octávio Rabaçal Martins e receberá a profissão solene dos religiosos freis Gabriel Andrade Gonçalves e Daniel Maria Coelho. Aos actos estarão presentes os senhores Arcebispo de Cizico e Bispos de Leiria e do Algarve.
Vieram expressamente a Portugal para participarem nos actos da erecção da Província Dominicana o Vigário Geral da Ordem de São Domingos, reverendo frei Estêvão Gomez, e os Provinciais Dominicanos das Províncias de São Domingos do Canadá, eeverendo Rondeau; de Espanha, reverendo Aniceto Fernandez; e enviaram representantes os Provinciais Dominicanos das Províncias de Filipinas e da Irlanda.”
O novo provincial dominicano de Portugal
Foi nomeado Provincial da Ordem de São Domingos em Portugal o reverendo frei Luís Maria Sylvain, que trabalha em Portugal há catorze anos e que já exercia o cargo de Vigário Geral da mesma Ordem no nosso país desde 1953. O reverendo Sylvain fez os seus estudos de ciências na Universidade de Laval, Quebec, no Canadá, e os estudos filosóficos e teológicos em Roma, doutorando-se em Direito Canónico no Ateneu Internacional Angelicum.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Obrigada pela continuação da partilha das notícias publicadas pela imprensa, neste caso, o jornal “O Século”, sobre a restauração da Província Dominicana Portuguesa. É interessante comparar as notícias publicadas sobre este assunto pelos jornais “Diário de Notícias” e “O Século”. Bem-haja. Continuação de bom trabalho.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar