segunda-feira, 12 de março de 2012

Comemoração dos 50 anos da Restauração da Província

Passados cinquenta anos sobre a Restauração da Província de Portugal da Ordem dos Pregadores, a 11 de Março de 1962, reunimo-nos ontem, 11 de Março de 2012, no convento de Nossa Senhora do Rosário em Fátima para comemorar o acontecimento.
Uma vez que tinha sido ali, que o Mestre da Ordem frei Michael Browne tinha presidido às cerimónias de restauração, também agora nos dirigimos para lá das outras comunidades do país para recordar e comemorar o acontecimento.
Graças a Deus pudemos contar com a presença de alguns irmãos que estiveram presentes naquela data memorável, mas muitos outros não puderam estar presentes, uns porque já não estão entre nós, já gozam da glória de Deus, outros porque a vida levou por outros caminhos e hoje a sua relação com a Ordem se faz apenas na memória, e ainda outros que apesar do desejo de querer participar foram impossibilitados pela saúde ou compromissos profissionais e familiares.
Na celebração da Eucaristia estiveram todos presentes na grande acção de graças que elevámos a Deus por tudo o que nos tem concedido, glórias e fracassos, momentos mais frutíferos ou desérticos, porque por eles passa a vontade de Deus na nossa história e a nossa adequação com erros e acertos a essa mesma vontade.
Foi uma jornada rica de partilha em todos os sentidos, muito particularmente das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena que rechearam a mesa do lanche, como quase sempre o fizeram ao longo da história das festas e encontros; das Fraternidades Leigas que também se fizeram representar, do Movimento Juvenil e muito particularmente dos jovens do Pinheiro da Bemposta que animaram a celebração; do Provincial do Canadá frei André Descoteaux, que quis participar nesta comemoração e nos brindou com um vídeo de imagens dos irmãos canadianos que contribuíram para a restauração da Província.
Não temos a força humana que existia há cinquenta anos, nessa data só o convento de Fátima tinha o dobro dos irmãos que a Província hoje tem, mas continuamos a ter a mesma esperança, a acreditar que o desafio da vida consagrada na Igreja segundo o estilo e os moldes que nos outorgou São Domingos são plenamente válidos e certamente até bastante necessários.
Hoje, como há cinquenta anos, e sempre na história da Ordem, são perfeitamente actuais e urgentes a vida fraterna comum, a oração contemplativa, o estudo sério e a pregação nas suas mais diversas modalidades.
Como dizia o Mestre da Ordem Michael Browne em Fátima naquela capela cheia de jovens e menos jovens dominicanos portugueses, há cinquenta anos, “a prosperidade da Província estará ligada e dependente do modo como nela se mantiverem as tradições da Ordem Dominicana”, as verdadeiras e estruturantes tradições dominicanas.

As fotografias são apenas um pequeno testemunho do acontecido nestas comemorações.
Na impossibilidade de apresentar o livro sobre a História da Restauração, anunciado no programa das comemorações, e de que tinha sido incumbido de redigir mas não terminou a tempo, frei José Carlos Almeida apresentou uma breve resenha da história da Província na óptica dos desafios que se lhe foram colocando ao longo do tempo.
Na mesa da apresentação preside o Prior Provincial frei José Nunes, está presente o Prior do Convento de Fátima frei Carlos Furtado, e frei José Carlos com o texto da sua conferência.
A pedido do Prior Provincial, frei José Filipe Rodrigues lê à assembleia uma carta enviada do Canadá pelo antigo Padre Mestre de Estudantes frei Thomas Marie Le Blanc e trazida pelo Prior Provincial do Canadá frei André Descoteaux, presente na assembleia e comemorações. Nesta carta o Padre Le Blanc recorda os momentos vividos em Portugal e os irmãos portugueses que também estudaram no Canadá.
Também a pedido do Prior Provincial, frei Gonçalo Diniz lê a carta de felicitações pelo aniversário enviada desde Sevilha pelo Padre Mestre de Noviços frei Carmelo Preciado. Nos últimos anos tem sido o Mestre dos Noviços portugueses no noviciado comum ibérico.
Na assembleia a Madre Geral das Dominicanas de Santa Catarina de Sena, Irmã Rita Nicolau, e outras irmãs da Congregação, que sempre têm acompanhado a história da Província.
Na assembleia frei Domingos Nunes Martins, o veterano de todos os desafios históricos da Província e presente na restauração, bem como frei Miguel dos Santos. Frei Mateus Peres era nessa data um dos estudantes presentes no Canadá a que se refere a carta do Padre Le Blanc.
Frei Francisco Martins de Carvalho e frei Miguel Patinha, frutos do noviciado reaberto em Fátima pelo Prior Provincial frei Juan José Gallego depois de alguns anos sem noviciado na Província.
Celebração da Eucaristia de Acção de Graças pelos 50 anos de vida da Província e por todos os irmãos que a fizeram vida.
Cortejo de entrada com frei José Carlos Lucas, Prior Provincial frei José Nunes, frei José Filipe Rodrigues, frei Jerónimo Carneiro, frei Miguel dos Santos, Hervé Legrand, presente em virtude de ter vindo participar num ciclo de conferências na Universidade Católica, frei Gonçalo Diniz, Provincial do Canadá frei André Descoteaux aproximando-se do altar e frei Rui Grácio beijando o altar, frei José Manuel Fernandes dirigindo-se ao seu lugar no coro.


Coro dos frades com frei Mateus Peres, frei Xavier de Oliveira, outro veterano, frei Francisco Martins de Carvalho e frei Miguel Patinha.

Coro dos frades com frei António Jorge Lopes, frei Virgílio Saldanha, frei Pedro Fernandes, frei Alberto Carvalho, frei Fernando Ferreira.

Frei Augusto José Matias, um do últimos frutos do Seminário Apostólico de Aldeia Nova, com uma lágrima bailando nos olhos de saudade das paisagens arraianas.
O convívio em Família Dominicana.
 E o imprescindível bolo de aniversário pronto a ser talhado pelo Prior Provincial frei José Nunes, rodeado do Prior Provincial do Canadá frei André Descoteaux, do Prior do Convento de Nossa Senhora do Rosário de Fátima frei Carlos Furtado, do Prior do Convento de São Domingos de Lisboa frei José Filipe Rodrigues e do Prior do Convento de Cristo Rei do Porto frei Miguel dos Santos.

3 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Li e reli com muito interesse,este excelente e belo texto,com as maravilhosas fotografias,ilustração magnífica que partilhou connosco,sobre a Comemoração dos 50 anos da Restauração da Província.Que o Senhor o abençõe,por este magnífico trabalho,e bela partilha.Obrigada,Frei José Carlos,por toda esta riqueza dos textos e fotos da Restauração da Ordem Dominicana em Portugal.Que o Senhor o abençõe e o proteja.Desejo-lhe um boa noite.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Li o texto da partilha e observei com detalhe o testemunho fotográfico da “Comemoração dos 50 anos da Restauração da Província de Portugal da Ordem dos Pregadores”. Fiquei por uns instantes a reflectir sobre o que tem partilhado sobre a História da Província no século XX e o presente que integrará a História da OP no século em que vivemos.
    Permita-me, Frei José Carlos, que respigue dois excertos extraídos do texto espiritual e belo que elaborou.
    ...” Hoje, como há cinquenta anos, e sempre na história da Ordem, são perfeitamente actuais e urgentes a vida fraterna comum, a oração contemplativa, o estudo sério e a pregação nas suas mais diversas modalidades.
    Como dizia o Mestre da Ordem Michael Browne em Fátima naquela capela cheia de jovens e menos jovens dominicanos portugueses, há cinquenta anos, “a prosperidade da Província estará ligada e dependente do modo como nela se mantiverem as tradições da Ordem Dominicana”, as verdadeiras e estruturantes tradições dominicanas.”…
    Que o Senhor ilumine a todos os dominicanos nos caminhos a percorrer, no amor a Deus e ao próximo.
    Um grande obrigada, Frei José Carlos, pela maravilhosa partilha.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar