quinta-feira, 15 de março de 2012

Notícia da Restauração da Província Portuguesa da Ordem Dominicana no “Novidades”

O jornal “Novidades”, na sua edição de 11 de Março de 1962, publicava na primeira página, em letras garrafais, a notícia da Restauração da Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores.
Para os minimamente familiarizados com a história da presença dominicana em Portugal é flagrante o erro do título da notícia, pois a Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores tinha sido criada em 1418 por uma Bula do Papa Martinho V, duzentos anos após a chegada a terras lusitanas de frei Soeiro Gomes.
O erro foi contudo corrigido no corpo da mesma, pois ao relatar os acontecimentos a ocorrer nesse dia em Fátima o autor da notícia já se refere à restauração da Província. Pela notícia saída a público no dia seguinte, 12 de Março, no "Diário de Notícias" e já apresentada sabemos que o programa das cerimónias anunciado no "Novidades" e "O Século" sofreu alterações, tendo-se realizado todos os actos da parte da manhã.
Com estas alterações, o Mestre da Ordem Michael Browne pôde participar à tarde numa procissão no Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
No âmbito das comemorações do cinquentenário e da divulgação do espólio documental do Arquivo Histórico Dominicano, divulgamos a notícia.

O CARDEAL BROWNE ONTEM CHEGADO DE ROMA PRESIDE HOJE EM FÁTIMA À SOLENE CRIAÇÃO DA PROVÍNCIA PORTUGUESA DA ORDEM DOMINICANA
No convento dominicano de Fátima proceder-se-á hoje às cerimónias da restauração da Província de Portugal da Ordem de São Domingos.
Para o efeito veio de Roma o Eminentíssimo Cardeal Miguel Browne, Mestre Geral da Ordem Dominicana.
O programa das cerimónias é o seguinte: às 11 horas, Sua Eminência procederá à leitura dos documentos para a restauração da Província e nomeação do novo Provincial.
Às 12, haverá missa solene no convento celebrada por sua Eminência.
Às 14, a comunidade dos dominicanos cantará solenes Vésperas presididas pelo Cardeal Browne que dará o hábito dominicano ao engenheiro Octávio Rabaçal Martins e receberá a profissão solene dos religiosos frei Gabriel Andrade Gonçalves e frei Daniel Maria Coelho.
Aos soleníssimos actos estarão presentes os senhores Arcebispo de Cizico e Bispos de Leiria e do Algarve.
Vieram expressamente a Portugal para participar nos actos da erecção da Província Dominicana o Vigário Geral da Ordem frei Esteban Gomez e os Provinciais Dominicanos das Províncias de São Domingos do Canadá, Padre Rondeau, de Espanha, Padre Aniceto Fernandez, de Toulouse, Padre Sebastian Tauzin.
Enviaram seus representantes os Provinciais Dominicanos das Províncias de Filipinas e da Irlanda.



1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    É importante assinalar-nos este lapso. Como nos diz, para os minimanente familiarizados com a história da presença dominicana em Portugal, trata-se da restauração e não da criação da Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores. Aliás, a notícia sobre a chegada do Cardel BROWNE publicada neste jornal, em 11 de Março de 1962, comete o mesmo erro ...” para presidir ao solene e histórico acto da inauguração da Província de Portugal da Ordem Dominicana, que se realiza hoje, domingo, em Fátima”… (Vide post de 10 de Março de 2012).
    Quando li anteriormente não apercebi do erro mas tive a curiosidade de rever a notícia anteriormente publicada e verifiquei que provavelmente terei lido o que não se encontrava escrito. Bem-haja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar