terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Encontro do MO frei Bruno Cadoré com a Família Dominicana em Lisboa


Celebrou-se esta tarde na Paróquia de São Domingos de Benfica o Encontro do Mestre da Ordem frei Bruno Cadoré com os vários ramos da Família Dominicana da zona de Lisboa.


Encontro composto por uma pequena conferência do Mestre da Ordem sobre os desafios que se colocam à Ordem no tempo presente e pela celebração da Eucaristia, magnificamente animada pelo Coro Laudate.



Concluiu-se assim mais um dia da visita canónica à Província de Portugal da Ordem dos Pregadores, que está quase a terminar, pois amanhã, dia 9, depois de uma reunião com o Conselho da Província, o Mestre da Ordem e o Sócio para a Península Ibérica que o acompanha regressam a Roma.


Este encontro com a Família Dominicana da zona de Lisboa foi também o momento para a apresentação das Actas do Colóquio celebrado no Porto por ocasião dos 50 anos da Restauração da Província. Uma publicação que nos dá a conhecer um pouco da história recente e do ambiente que se viveu na Província e em Portugal nestes cinquenta anos.


O encontro foi também a oportunidade para nos encontrarmos com vários irmãos e irmãs que já há algum tempo não víamos, ou nem tanto. Os afazeres do dia-a-dia, o ritmo acelerado de muitos de nós, as diferenças geracionais, têm corroído a proximidade que em outros tempos foi muito mais intensa e frequente.


Como nos convidava o Mestre da Ordem na conferência que proferiu, que saibamos descobrir o valor da amizade, que saibamos ver como ela espelha a amizade de Deus por nós, e portanto deve ser cuidada para não se deixar abater pelas nossas fraquezas e infidelidades e para que possa ser um verdadeiro testemunho da Verdade a que Deus nos chama a todos a viver.



 

4 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Grata pela partilha de mais este trecho da visita canónica do Mestre da Ordem dos Pregadores, Frei Bruno Cadoré, à Província de Portugal da Ordem dos Pregadores, que se concretizou no encontro com a Família Dominicana da zona de Lisboa, realizado na Paróquia de São Domingos de Benfica.
    Permita-me que destaque uma das passagens do texto que escreveu e que toca-me particularmente ...” Como nos convidava o Mestre da Ordem na conferência que proferiu, que saibamos descobrir o valor da amizade, que saibamos ver como ela espelha a amizade de Deus por nós, e portanto deve ser cuidada para não se deixar abater pelas nossas fraquezas e infidelidades e para que possa ser um verdadeiro testemunho da Verdade a que Deus nos chama a todos a viver.”
    Bem-haja. Que o Senhor o ilumine, abençoe e proteja.
    Bom descanso.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. A visita do MO deve ser para os que estiveram com ele um sinal de esperança e um processo de reflexão sobre a leitura e interpretação da novidade dos acontecimentos. Inter pars

    ResponderEliminar
  3. Valeu a pena ouvir o MO e aprender da sua simplicidade e capacidade de escuta dos acontecimentos

    ResponderEliminar
  4. Frei José Carlos,

    Agradeço-lhe esta bela e maravilhosa partilha,com o Mestre da Ordem,Frei Bruno Cadoré,com a Família Dominicana na Paróquia de São Domingos de Benfica.O Mestre da Ordem na conferência que proferiu,deixou-nos um belo convite muito rico sobre a amizade, espectacular.Saibamos descobrir o valor da amizade,que saibamos ver como ela espelha a amizade de Deus por nós,e como deve ser cuidada para não deixar abater pelas nossas fraquezas e infidelidades e possa ser um verdadeiro testemunho da Verdade a que nos chama a viver.Obrigada,Frei José Carlos,pela beleza da ilustração e pelas palavras que partilhou connosco.Bem-haja.Votos de um bom dia na Paz e Alegia no Senhor Jesus.Que o Senhor o ajude e o proteja e o Espírito Santo o fortaleça com o seu Espírito.Uma boa semana.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar