sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Perceber o outro

 
Perceber o outro não é antes de mais tocar o seu corpo ou experimentar alguns sentimentos pelo seu contacto, é perceber a sua vontade. Perceber o que o outro quer, para que seja possível dar-se-lho, porque é bom, apesar do que nos possa custar.
Dom Samuel
Ilustração: Comedor para pássaros em árvore do jardim do Museu Ariana em Genebra.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Perceber o outro, ciente da complexidade do ser humano, da história que cada um de nós transporta, é lugar comum, afirmar-se que não é tarefa fácil. Porém, há comportamentos que podem ajudar-nos à compreensão do outro. Ohar o próximo com amor, com respeito pela sua forma de ser e estar, sem preconceitos, sem ideias pré-concebidas, estar disponível para dialogar, saber reconhecer-nos imperfeitos, frágeis. Precisamos saber ir mais além, colocar-nos no lugar do outro, sair do invólucro em que nos protegemos e que nos leva à indiferença ou à mera relação de cordialidade com o outro.
    Que o Senhor nos dê a sabedoria para partilhar o dom de nós próprios e perceber o outro.
    Grata, Frei José Carlos, pela partilha das palavras de Dom Samuel, que nos fazem reflectir, pela maravilhosa ilustração tão adequada.
    Que o Senhor o abençoe e o proteja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Grata, pela bela partilha do "Pensamento do dia" profundo e rico de sentido.Como nos diz Dom Samuel,precisamos de ter capacidade de perceber o que o outro quer,para que seja possível dar-se-lho.Obrigada,Frei José Carlos,pelas palavras partilhadas,e pela beleza natural da ilustração com que ilustrou este pequeno texto maravilhosamente belo.Que o Senhor o proteja e o ajude.Bem-haja.Desejo-lhe uma boa noite.Bom descanso.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar