segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

São Tomás de Aquino sal e luz para o mundo

Fazemos hoje memória e celebramos com alegria São Tomás de Aquino, Santo da Ordem dos Pregadores e Doutor da Igreja; e ao fazê-lo recordamos as palavras do Evangelho nas quais Jesus diz aos seus discípulos que são sal da terra e luz do mundo.
São Tomás de Aquino viveu de forma plena estas duas dimensões do ser discípulo de Jesus e por isso aparece-nos como alguém que dá sabor e conserva, como o sal, e alguém que ilumina e orienta, como a luz colocada no candelabro.
Como luz colocada no candelabro para iluminar não podemos deixar de referir o seu trabalho imenso de reflexão da fé, das questões da fé, o seu estudo metódico e o seu recolher das diversas tradições e definições filosóficas e teológicas para encontrar uma formulação que fosse verdade, que fosse espelho da verdade eterna.
Não podemos esquecer também a sua luta diária com o texto da Sagrada Escritura que comentou com todos os instrumentos que lhe estavam ao alcance, como os textos originais gregos e hebraicos e os comentários dos Padres da Igreja.
Neste sentido, São Tomás de Aquino procurou facultar aos seus discípulos e irmãos e à Igreja em geral um conjunto de instrumentos que conduzissem o homem ao encontro da verdade, que o orientassem nos diversos caminhos possíveis para esse encontro.
Como luz de referência ficou-nos também o seu exemplo de trabalho e estudo ordenado, um estudo que é ascese, que é purificação e conversão do coração e da inteligência. São Tomás não se dedicou ao estudo por vaidade, por desejo de títulos, por uma carreira académica, ainda que lhe tenha sido possibilitada, mas pelo grande desejo que orientou São Domingos no momento da fundação da Ordem dos Pregadores, a salvação das almas. Tudo está orientado a esse fim.
A luz que imana de São Tomás, e conta-nos a tradição que uma noite já não tendo azeite para se alumiar ergueu os dedos e eles se acenderam em chama para que pudesse continuar a escrever, é assim reflexo da verdadeira luz que ele contempla e estuda, luz que busca a salvação do homem, luz que lhe confirmará um dia que escreveu bem apesar do abismo entre o escrito e a realidade plenamente contemplada.
Mas São Tomás de Aquino é também sal que conserva e dá sabor, e tal acontece quando na sua reflexão, nas propostas que apresenta aos irmãos não abdica da condição do homem, não deixa de o colocar no centro da relação com Deus e não deixa de salvaguardar a liberdade.
São Tomás de Aquino conserva o homem na sua integridade e na sua bondade original e portanto dá um sabor diferente à vida do homem e à sua possibilidade de relação com Deus. O homem de São Tomás de Aquino, a criatura humana, não é um condenado, um exilado, mas um potencial chamado à realização e à plenitude.
Por esta razão, as propostas, os conselhos que São Tomás deixa são sempre marcados pela esperança, por uma alegria e por um amor tremendo, por uma misericórdia de Deus que vem ao encontro das fraquezas e fragilidades do homem.
Num momento histórico de encruzilhada, em que se nos apresentam tantas e tão dispares ideias e concepções, necessitamos regressar a São Tomás, recuperar a sua bondade face ao homem e a sua esperança face ao futuro que podemos construir na medida em que nos sentimos todos cooperadores da felicidade uns dos outros.
Que São Tomás de Aquino interceda por nós e nos ajude também a iluminar o nosso caminhar conjunto em direcção ao amor do Pai.
 
Ilustração: São Tomás de Aquino, de Juan de Peñalosa, Museu de Belas Artes de Córdova.

 

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Hoje que a Igreja e particularmente a Ordem dos Pregadores faz memória e celebra São Tomás de Aquino permita-me saudá-lo pelo excelente texto que escreveu e partilha sobre este Santo da Ordem dos Pregadores e Doutor da Igreja.
    Se o papel de São Tomás de Aquino é da maior importância como filósofo e teológo, segundo alguns autores o maior da Idade Média e o mestre dos teólogos até aos dias de hoje, há dimensões em São Tomás de Aquino que me tocam particularmente: a humildade, o despojamanto das grandezas deste mundo e o reconhecimento e aceitação do ser humano na sua totalidade, com fraquezas, fragilidades e potencialidades.
    Passo a citar uma das passagens do texto que elaborou ...” São Tomás de Aquino conserva o homem na sua integridade e na sua bondade original e portanto dá um sabor diferente à vida do homem e à sua possibilidade de relação com Deus. O homem de São Tomás de Aquino, a criatura humana, não é um condenado, um exilado, mas um potencial chamado à realização e à plenitude.
    Por esta razão, as propostas, os conselhos que São Tomás deixa são sempre marcados pela esperança, por uma alegria e por um amor tremendo, por uma misericórdia de Deus que vem ao encontro das fraquezas e fragilidades do homem.”…
    Façamos nossas as palavras de Frei José Carlos...” Que São Tomás de Aquino interceda por nós e nos ajude também a iluminar o nosso caminhar conjunto em direcção ao amor do Pai.”
    Grata, Frei José Carlos, pela partilha do texto sobre São Tomás, sobre o “Pensamento do dia”, pela actualidade que revestem. Como escreveu …” Num momento histórico de encruzilhada, em que se nos apresentam tantas e tão dispares ideias e concepções, necessitamos regressar a São Tomás, recuperar a sua bondade face ao homem e a sua esperança face ao futuro que podemos construir na medida em que nos sentimos todos cooperadores da felicidade uns dos outros.”
    Que o Senhor o ilumine, o guarde e abençoe.
    Continuação de um bom dia.
    Bom descanso.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar