quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Maria pôs-se a caminho (Lc 1,39)

Após a partida do anjo Gabriel conta-nos o Evangelho que Maria se prontificou a partir, pôs-se a caminho para ir visitar sua prima Isabel, aquela mesma que o Anjo lhe tinha confiado que estava de esperanças na sua velhice.
Para os mais cépticos e racionais esta partida pode significar um desejo de confirmar, uma certa falta de confiança no que o Anjo tinha dito e por isso a necessidade de ver com os próprios olhos; tal como Tomé, que muito tempo mais tarde vai querer confirmar a ressurreição com um toque no corpo ferido do Senhor. Maria afinal não se deixa levar em conversas!
Para aqueles que têm um coração mais aberto, que estão marcados pelo espírito de solidariedade e da fraternidade, esta viagem de Maria insere-se nesse espírito, nessa busca de ajuda a alguém que necessita. Maria é portanto a primeira ONG em acção solidária!
Embora seja verdade, Maria é uma mulher que pensa e questiona, é também uma mulher que tem atenção aos outros, que se preocupa com os outros, este pôr-se a caminho é muito mais que uma simples actividade solidária ou um exercício empírico de conhecimento, é um estado de alma, é uma vida.
Maria é a caminhante por excelência, aquela que primeiro desbrava a vereda do filho que é Caminho, pelo qual segue confiante, segue como discípula. Maria segue Jesus na sua opção de profeta, partilhando os caminhos pela Galileia, segue Jesus como Mestre e por isso num banquete não se envergonhará de dizer, “fazei o que ele vos disser”, porque eu o fiz e aqui estou.
Maria é a caminhante de toda a história de Israel, uma vez que nela se abre a via do cumprimento das promessas de Deus feitas pelos profetas. Todos os caminhos traçados, todos os peregrinos, os exílios do povo, confluem em Maria, encruzilhada da história; ela é a montanha do orgulho do homem aplanada na humildade do seu consentimento para que o Rei possa avançar em toda a glória.
Maria é a primeira caminhante da Igreja, ao lado da cruz com o novo filho que lhe é entregue pelo Filho, um novo caminho de maternidade. No Pentecostes, com todos os discípulos que recebem o dom do Espírito Santo, ela faz o caminho da abertura a todos os povos e línguas. Ela guarda e fortalece o espírito do caminho, afinal ser discípulo é seguir, é caminhar no encalço daquele que nos precede.
Também a nós nos é feito o mesmo convite, a mesma convocação de estar em caminho, a sentirmo-nos caminhantes, peregrinos ao encontro do Senhor que vem. Não temos aqui morada permanente, somos nómadas à procura da fonte que sacia a nossa sede de eternidade.
Na madrugada deste Advento, Maria é a estrela que brilha com mais intensidade para nos guiar no peregrinar do nosso caminho, é a Estrela da Manhã, peregrina e caminhante como nós, convite a colocar-nos confiantes em viagem ao encontro da face de Deus que se nos revela. Partamos com ela!

Ilustração: “Visitação”, de Peter Paul Rubens.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Ao ler este belo texto com muito interesse,é muito profundo que nos encoraja e nos dá força para prosseguir o caminho.Maria é a Estrêla que brilha com mais intensidade,na madrugada deste Advento.Faço minhas as palavras do Frei José Carlos,o convite a colocar-nos confiantes em viagem ao encontro da face de Deus que se nos revela.Partamos como ela!Obrigada, Frei José Carlos,por esta maravilhosa e bela Meditação,que parilhou connosco.Gostei muito.Que o Senhor o ilumine e o proteja.Uma boa noite.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Leio e reflicto no texto da Meditação que intitulou “Maria pôs-se a caminho” (Lc 1,39) e à medida que o texto se desenrola é da vida de Maria que nos fala. Vou revivendo a pregação de várias passagens do Evangelho sobre a vida de Maria. Permita-me que respigue algumas passagens do texto.
    ...” este pôr-se a caminho é muito mais que uma simples actividade solidária ou um exercício empírico de conhecimento, é um estado de alma, é uma vida.” …
    Frei José Carlos vai-nos relembrando as várias situações em que Maria é caminhante salientando-nos que …” também a nós nos é feito o mesmo convite, a mesma convocação de estar em caminho, a sentirmo-nos caminhantes, peregrinos ao encontro do Senhor que vem. Não temos aqui morada permanente, somos nómadas à procura da fonte que sacia a nossa sede de eternidade.”…
    E de forma profunda e poética recorda-nos que …” Na madrugada deste Advento, Maria é a estrela que brilha com mais intensidade para nos guiar no peregrinar do nosso caminho, é a Estrela da Manhã, peregrina e caminhante como nós, convite a colocar-nos confiantes em viagem ao encontro da face de Deus que se nos revela. Partamos com ela!”
    De coração aberto, aceitemos o desafio, o convite, porque como nos diz no texto …” Ela guarda e fortalece o espírito do caminho, afinal ser discípulo é seguir, é caminhar no encalço daquele que nos precede.”…
    Obrigada, Frei José Carlos, pela partilha deste Meditação que é um poema, uma oração. No nosso peregrinar que Maria interceda junto de Jesus por todos nós. Bem-haja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar