domingo, 11 de dezembro de 2011

O Brasão do Colégio Clenardo em Lisboa

Os símbolos têm essa missão de nos representar realidades complexas cujo significado transcende o poder evocativo das palavras. Foi com esse objectivo que o director do Colégio Clenardo, Padre João de Oliveira Faria, procurou encontrar num emblema o símbolo que exprimisse a riqueza dos valores que norteavam o projecto do colégio e a consciência que daí devia derivar.
O membro da comunidade colegial Américo Soares, jovem dotado de inteligência e sensibilidade artística, foi o criador desse símbolo, cuja explicação foi apresentada também por ele no pequeno boletim mensal dos alunos do terceiro ciclo “A Espiral”, em Março de 1952, e depois na “Memória do Ano Escolar de 1955-1956”, à qual nos reportamos.
“Era necessário colocar no escudo quatro elementos de distinção: o país onde funciona o colégio, a Ordem Religiosa a que pertence, o símbolo do Padroeiro e as educações ministradas.
Dividido o escudo em quatro campos, e procurando um arranjo artístico destes elementos em que a ordem e a calma estivessem a par da firmeza das linhas na rigidez da representação, colocou-se o símbolo do Padroeiro São Tomás de Aquino no quartel de honra. Ainda na parte superior, mas à esquerda, o Escudo Nacional Português.
Em baixo, os símbolos das educações ministradas, intelectual, física, moral e religiosa. A primeira representada por uma candeia de prata sobre fundo azul, cuja chama alumia as trevas da ignorância, e no outro quartel, também de azul, a coroa de louros da vitória sobre uma pala de branco, a qual representa a pureza necessária à saúde física e moral.
Sobre o todo, quer dizer, ocupando todo o campo do brasão, a cruz dominicana, e como elmo a Estrela da Verdade de São Domingos. Na divisa, a frase de São Tomás que encerra todo um programa para a juventude, “adorar, contemplar, estudar”.”
Não posso deixar de acreditar que todos os que viveram à sombra deste escudo, frades, professores, alunos, procuraram honrar os valores que nele estão expressos, e a prova disso são as memórias que ainda hoje nos chegam daqueles que ali passaram alguns anos da sua meninice e juventude nas décadas de cinquenta e sessenta do século passado.

3 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    É muito interessante e significativa a partilha do Brasão do Colégio Clenardo em Lisboa. É obra de artista. Constitui um símbolo de grande beleza, espiritual e estética. Como nos diz ...” Os símbolos têm essa missão de nos representar realidades complexas cujo significado transcende o poder evocativo das palavras”…
    Obrigada, Frei José Carlos, pela partilha. Bem-haja.
    Votos de uma boa semana.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Muito grata pelo maravilhoso e belo texto,bem ilustrado,com o Brasão do Colégio Clenardo em Lisboa.Como nos diz o Frei José Carlos,os símbolos têm essa missão de representar realidades complexas cujo significado transcende o poder evocativo das palavras.
    Obrigada, Frei José Carlos,pela beleza de partilha.Gostei muito de o conhecer.Bem-haja.Uma boa semana.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar
  3. Fui aluno deste excelente colégio nos anos 60, hoje já com 66 anos recordo ainda com muita saudade os tempos que lá passei e o que ficou, foi para a VIDA.
    Nesse tempo era o Padre João director, Padre Gil Professor de Francês e Português e o Padre Jorge de Matemática. Tenho ainda presentes as suas fisionomias e aqueles rostos francos de bondade e compreensão.Bem Hajam e Grato por tudo que me deram.

    ResponderEliminar