sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Antífona do Ó do dia 23 de Dezembro

Ó Emanuel, nosso rei e legislador, esperança das nações e salvador do mundo, vinde salvar-nos Senhor nosso Deus.

Não estão de moda os reis, soam-nos a uma certa decadência, a uma pertença do passado, a um tipo de vida em que nos estruturávamos por patamares, havia o rei, a nobreza, o clero e o povo, e cada um estava confinado ao seu nível, ao seu grupo e ao seu estatuto.
Também não está de moda o legislador, ainda que vivamos em grupo e sociedade e nenhuma destas realidades exista sem uma lei, sem uma legislação. A anarquia parece ser o nosso ídolo, como se a nossa liberdade e plenitude só se alcançasse anarquicamente, num mundo sem regras nem lei.
Contudo, na última antífona do Ó aclama-se o Senhor nosso Deus, esperança das nações e salvador do mundo, como o nosso rei e legislador. Ele é aquele que nos governa, ele é quem fez a lei pela qual nos devemos reger.
Uma lei que pela sua simplicidade nos passa tantas vezes ao lado, nos passa despercebida. Amai-vos uns aos outros como eu vos amei, ninguém tem maior amor que aquele que dá a vida pelos amigos, o meu mandamento é que vos ameis uns aos outros. Esta é a lei do nosso Rei, a lei do amor.
E dizemos nosso rei porque é Deus connosco, Emanuel, o todo poderoso que abdicou das suas prerrogativas celestiais para se fazer um como nós, para vir habitar no meio dos homens, experimentar todo o seu sofrimento até à morte.
Não fomos nós que o elegemos para governar sobre nós, foi ele que nos elegeu para nos fazer governar com ele, fazendo-se nosso irmão, homem como nós excepto no pecado, fez-nos filhos de Deus e herdeiros do Reino dos Céus.
Por isso nesta véspera da noite do seu nascimento suspiramos para que venha salvar-nos, salvar-nos da nossa anarquia egoísta, da idolatria da liberdade sem responsabilidade, da escravatura a que nos entregamos no consumo desenfreado e nas aparências sociais.
Na simplicidade da lei do amor faz-nos viver Senhor, sob o teu jugo suave e leve governa-nos Senhor.

Ilustração: “Cristo Pantocrator rodeado do Tetramorfos”. Friso na fachada da Igreja de Santiago, em Carrión de los Condes, Maio de 2010.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Ao partilhar connosco a Antífona do Ó do dia 23 de Dezembro ...” Ó Emanuel, nosso rei e legislador, esperança das nações e salvador do mundo, vinde salvar-nos Senhor nosso Deus,” recorda-nos que é Deus…” que nos governa, ele é quem fez a lei pela qual nos devemos reger.
    Uma lei que pela sua simplicidade nos passa tantas vezes ao lado, nos passa despercebida. Amai-vos uns aos outros como eu vos amei, ninguém tem maior amor que aquele que dá a vida pelos amigos, o meu mandamento é que vos ameis uns aos outros. Esta é a lei do nosso Rei, a lei do amor”. …
    Peçamos ao Senhor que nos salve e nos governe na “simplicidade da lei do amor”.
    Obrigada, Frei José Carlos, pela partilha desta e de todas as Antífonas do Ó, cuja Meditação foi importante ao longo do último período do Advento. Bem-haja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Agradeço-lhe esta bela Meditação,da Antífona do Ó tão profunda que gostei muito.Obrigada,Frei José Carlos,pela beleza de partilha não só desta,mas também de todas as outras, que nos enriqueceu com as suas maravilhosas e belas Meditações.Bem-haja,Frei José Carlos,por toda a sua ajuda ao longo deste tempo de Advento.Desejo-lhe uma santa noite de Natal.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar